Home > Dicas

Cuidado para não sobrecarregar as conexões USB do seu PC

Embora as portas USB sejam capazes de fornecer energia elétrica aos periféricos, existe um limite que não deve ser extrapolado.

Por Flávio Xandó, especial para PC Wolrd

31/03/2008 às 16h06

duvida_leitor_150.jpg
Foto:

duvida_leitor_150Dúvida do leitor Renê Soares Lamin Júnior, recebida por e-mail
“Tenho um microcomputador HP Pavilion A6220br no qual está instalado o Windows XP Professional com todas as atualizações em dia. De vez em quando surge a mensagem Surto de tensão na porta do concentrador. Um dispositivo USB excedeu o limite de energia de sua porta de Hub. Procurei na web e não encontrei solução para o problema. O que está acontecendo?”

PC World: Uma das grandes vantagens dos periféricos USB é que o fornecimento da energia elétrica necessário ao seu funcionamento pode ser feito pelo mesmo cabo utilizado para o tráfego de dados, ou seja, tudo provém pela mesma porta USB à qual o equipamento é conectado no PC.

Normalmente, o consumo de um único dispositivo USB não é suficiente para acarretar esse problema. Mas é provável que se muitos periféricos USB que exigem alimentação elétrica forem ligados ao computador pode ser excedida a capacidade nominal de fornecimento de energia.

Pela mensagem exibida pelo sistema, parece que esse é exatamente o seu caso: há excesso de equipamentos ligados ao hub do seu PC.

Uma possível solução é usar um hub externo, com alimentação própria, para conexão dos dispositivos USB . Dessa forma, você não estará exigindo nenhuma ‘força’ extra do PC.

Porém, se tudo funcionava bem antes (e você não acrescentou periféricos USB adicionais ao sistema), essa mensagem de erro pode sugerir que o PC apresenta algum defeito no subsistema de USB.

e_mail_70

Tem uma dúvida? Então envie um e-mail para a equipe da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail