Home > Dicas

Cuidados ao compartilhar pendrives entre Mac e PC

Vírus podem não se manifestar em um sistema, mas, ao serem copiados para outro computador, entrar em ação; saiba como evitar isso

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

03/07/2009 às 14h41

Foto:

A cena é comum: você copia um arquivo no pendrive e empresta o dispositivo de armazenamento para que o seu amigo copie as informações no computador dele. O processo é seguro? E se você tem um sistema operacional (Mac OS X, por exemplo) diferente do utilizado na outra máquina?

Essa foi justamente a dúvida enviada por um leitor de Macworld. Em seu caso, ele afirma que o computador de um amigo com Windows pode ter sido infectado por um vírus proveniente de uma máquina com Mac e pergunta se isso é mesmo possível.

Segundo José Matias, gerente de suporte técnico da McAfee para a América Latina, isso acontece, sem dúvida. “Tanto um arquivo infectado de PC pode atacar um Mac, quanto o contrário”, destaca ele. Na maioria dos casos, porém, isso não acontece, pois muitos vírus são desenvolvidos especificamente para o Windows.

ivirus300
vírus no Mac: praga virtual também pode vir do PC

Proteção
De acordo com o especialista, um bom antivírus (atualizado) é suficiente para resolver a questão “ele pode detectar o malware quando for carregado na memória pelo processo de varredura "on-access" ou automático, exatamente no momento em que o usuário for copiar algum arquivo do dispositivo infectado”, destaca. Também é possível realizar a varredura no pendrive antes de utilizá-lo.
 
Outra alternativa para os usuários de pendrive é instalar um antivírus no próprio dispositivo. Essa tecnologia é compatível com pendrives de padrão U3 usada por fabricantes como HP e  Kingston. Seja qual for a escolha, é sempre bom verificar os arquivos com antivírus tanto na origem quanto no computador de destino, independentemente do sistema utilizado.

“O Mac possui vulnerabilidades, assim como outros sistemas operacionais. Mas, como não é utilizado em larga escala, não é o mais visado pelos criadores de malwares, por isso há menos vírus para essa plataforma”, explica  Matias. Vale lembrar que há programas de proteção específicos para o Mac OS, alguns deles gratuitos, como o iAntiVirus 1.0, avaliado por Macworld Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail