Home > Dicas

Cuidados para não comprar um iPod ultrapassado por engano

Com a chegada de novos modelos do tocador da Apple às lojas, muita gente acaba adquirindo um modelo velho achando que leva a última versão; sites chegam a anunciar o produto antigo como "nova geração"

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

07/10/2009 às 12h33

Foto:

Os novos iPods acabam de chegar ao Brasil e muita gente deve querer levar um deles para casa. Depois de fazer uma boa comparação de preços na Internet, é só fazer o pedido e receber o novo aparelho em casa certo? Quase. Se você quer, por exemplo, fazer vídeos com o seu iPod nano, é preciso tomar cuidado e checar algumas informações para não levar  (com o perdão pelo uso do surrado chavão) “gato por lebre”.

É que vários sites não deixam muito claro que o modelo vendido não é o mais recente. No site da Fnac, por exemplo, na página sobre o iPod Nano que estava no ar no momento em que esta nota foi produzida, o texto do produto fala em “IPOD NANO NOVA GERAÇÃO APPLE 16GB LARANJA MB911ZY / A”.

fnacipodvelho
Página da Fnac na internet: anúncio fala em nova geração, mas não é o novo iPod nano

Por nova geração, a maior parte das pessoas entende que estamos falando do modelo mais recente, o iPod nano com câmera, certo? Mas o raciocínio não serve para este caso.  O modelo vendido de 16 GB (599 reais) é o antigo, sem câmera. E como ele também exibe vídeo (apesar de não ter filmadora) fica mais fácil ainda o consumidor fazer confusão.

nano300
Novo iPod nano (no alto): versões antigas ainda estão à venda

A dica para ter certeza sobre qual versão o usuário está levando é verificar se o anúncio fala claramente em câmera de vídeo (não cita apenas vídeo, pois o modelo antigo já exibia filmes) e verificar o código do produto. No caso dos novos iPods nano, por exemplo, essa sequência de letras e números começa com as letras MC, segundo a Apple. Já as versões anteriores começam com MB.

Confira outras diferenças entre as versões em nosso superteste com o novo iPod nano, que compara os dois modelos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail