Home > Dicas

Cuidados para que seu celular dure mais e esteja sempre limpo

Umidade, calor, raios ultravioletas e sujeira podem acabar com a vida útil do seu telefone.

Fernando Petracioli, da PC WORLD

10/06/2009 às 13h04

celular_v3_100_150.jpg
Foto:

Celular 150 100Como ocorre com qualquer outro eletrônico, quanto mais cuidado tivermos com nosso celular, maior será sua durabilidade. Mas cuidar de um celular vai muito além de apenas não deixá-lo cair para que não risque ou quebre.

Algumas práticas como levar o celular para a sauna (seca!) ou para o banheiro (que por si só já é anti-higiênico - é o mesmo aparelho que será deixado sobre a mesa na hora das refeições...) quando se vai tomar banho quente devem ser evitadas por conta da umidade. Na praia, o ideal é manter o aparelho dentro de uma bolsa ou sacola, mantendo-o longe de areia, água e maresia.

O professor de engenharia elétrica da FEI Marcelo Zanateli explica que esses elementos são potenciais oxidantes de metais, e a areia pode até causar mau contato ou curto-circuito se entrar no aparelho.

Leia também: 
>> Vale a pena abrir o desktop para limpar a poeira lá de dentro?
>> Dá para salvar um cartão de memória que caiu na sopa?

A exposição do dispositivo ao sol é outra questão delicada. Primeiro por causa da temperatura. Em casos de se esquecer o celular no console do carro fechado sob o sol, a temperatura pode chegar a 60º C.

Zanateli diz que o chip de silício do telefone é muito sensível à temperatura, podendo ser danificado em uma situação dessas - e mesmo que não se estrague, a vida útil do celular com certeza será reduzida, garante o professor.

O outro problema do sol são os raios ultravioletas (UV) que, de acordo com o especialista, causam o fotoenvelhecimento de materiais plásticos, como é o caso da carcaça dos celulares, tornando-os quebradiços precocemente.

Mexer no aparelho enquanto se come ou com as mãos engorduradas também é algo complicado. Pequenas partículas de alimento podem penetrar no espaço entre as teclas e prejudicar seu acionamento.

Como limpar
Para a limpeza periódica, não devem ser utilizados produtos químicos abrasivos como álcool, cloro, solventes e detergentes – isso porque essas substâncias podem chegar até os contatos da bateria, comprometendo-a.

Assim, recomenda-se a utilização de um pano macio, de algodão, seco e limpo, principalmente na limpeza do visor e lentes da câmera integrada.

No caso de celulares com teclado, Zanateli acha que pode ser válido usar uma escova de cerdas ultramacias para retirar a sujeira no encaixe das teclas. Mas para celulares touchscreen um pano - no máximo levemente umedecido em caso de muita sujeira - basta.

Você pode escolher aplicar uma película protetora na tela do seu celular - mas opte por um modelo que se fixe por eletrostática e não por cola. Elas são fáceis de limpar e reduzem o risco de riscar o LCD do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail