Home > Notícias

Cursos gratuitos | Mais de 2,6 vagas abertas em SP, PE e mais estados

Há opções presenciais e a distância. Inscrições podem ser feitas online

Da Redação

14/07/2019 às 15h00

Foto: Shutterstock

Quem busca uma qualificação para ingressar no mercado de trabalho, fique de olho: diversas cidades em várias partes do Brasil estão com vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de tecnologia da informação, ciências sociais, segurança e saúde do trabalho, entre outras categorias. Algumas opções podem ser feitas a distância - basta efetuar o cadastro pela internet.

Veja abaixo um apanhado de cursos com inscrições abertas.

Salvador - Bahia

Desde a última terça-feira (9), alunos da UniRuy | Wyden e para qualquer pessoa que tiver interesse podem assistir a aulas para cursos rápidos e extracurriculares. Há 15 opções de cursos, como oratória, direito 4.0, como vender em redes sociais, como construir sua marca pessoal, papo de startup, etiqueta profissional, entre outros.

Para confirmar a entrada no curso, a única exigência é a doação de 2 kg de feilão por curso. As aulas seguem até 30 de julho, e os interessados podem se inscrever por meio deste link.

Manaus - Amazonas

Os cursos serão realizados por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e devem beneficiar principalmente moradores da comunidade do Tancredo Neves e demais bairros adjacentes da zona leste de Manaus. As aulas acontecerão na Escola Estadual Rofram Belchior, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As inscrições acontecem nos dias 17 e 18 de julho, das 9h às 16h, nas dependências da unidade de ensino. Ao todo, são 35 cursos, com 1.150 vagas no total, com as aulas começando em agosto. Para se inscrever, é necessário levar cópias de documentos como CPF, Carteira de Identidade, comprovantes de residência e escolaridade, e cada pessoa só poderá se inscrever em um único curso.

Recife - Pernambuco

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) tem 900 vagas para cursos gratuitos, todos na modalidade de Educação a Distância (EAD). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho, no site da instituição, e as cargas horárias variam de 3 a 28 horas. Cumprindo a carga horária total do curso, o estudante faz uma avaliação e, se alcançar 70 pontos, recebe um Certificação de Conclusão.

Entre os cursos estão: Introdução à Comunicação Empresarial; Empresário do Terceiro Milênio; Inclusão Social e Diversidade; Novo Acordo Ortográfico; Relação de Gênero na Indústria; Diversidade; Segurança e Saúde do Trabalho; Entendendo a CIPA, Espaços Confinados e Entendendo a Insalubridade.

São Paulo - SP

Estão abertas as matrículas para a primeira edição do projeto Cursos de Inverno da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). São 46 cursos gratuitos nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Linguística, muitos deles com perspectiva interdisciplinar.

Ao todo, são 1.530 vagas, com aulas entre os dias 22 e 30 de julho, em turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. As atividades são ministradas por pós-graduandos e professores da FFLCH. Todos os alunos aprovados terão certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. As inscrições podem ser feitas online pelo Sistema Apolo até o dia 21 de julho.

Fontes: G1, Portal do Holanda, TV Jornal, Jornal da USP

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail