Home > Dicas

Cursos gratuitos online ajudam quem quer aprender a desenvolver games

Alguns sites ainda possuem certificado pelas aulas assistidas, que incluem opções para AutoCAD, desenho de jogos e dicas para aproveitar oportunidades

Da Redação

16/06/2019 às 16h35

Foto: Shutterstock

Já faz bastante tempo que jogos de videogame passaram de um simples hobbie para se tornarem uma grande oportunidade de trabalho. Porém, como toda profissão, entrar nesse mercado exige conhecimentos específicos, ainda mais por se tratar de uma indústria que, apesar de estar em expansão e com muitas vagas, é altamente competitiva.

Hoje existem inúmeras opções de ensino voltados para games no Brasil. Mas para quem ainda tem dúvidas ou não quer gastar uma grana, alguns sites possuem cursos gratuitos focados no aprendizado de como desenvolver títulos eletrônicos. São aulas básicas que servem como um primeiro passo para ingressar no setor, e podem ser assistidas online. Além disso, alguns módulos oferecem certificação, também gratuita.

iPED

Fundado em 2001, o Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) possui mais de mil opções de cursos, em 55 áreas diferentes. No caso dos cursos gratuitos, o usuário precisa efetuar um cadastro que garante 30 dias sem cobrança, incluindo um curso por mês ou um total de cinco horas assistidas em aulas no serviço. Todos os cursos têm certificado, que pode ser impresso pelo próprio estudante ou emitido para um endereço de escolha (custo adicional da confecção + o valor do frete).

Para games, são três disciplinas que podem ser acessadas gratuitamente. Basta clicar nos links abaixo para ir até a página:

TIM Tec

Muita gente não sabe, mas a operadora de telefonia TIM conta com uma iniciativa que oferta cursos gratuitos na internet, chamada TIM Tec. Cada módulo é ministrado por professores, e a maioria das aulas recomenda algum conhecimento prévio de programação em JavaScript. Também é necessário realizar um breve cadastro para ter acesso aos cursos.

Na página do projeto você visualiza as aulas, todas relacionadas à tecnologia. Mas se o seu foco é jogo eletrônico, separamos nos links abaixo os cursos disponíveis nessa modalidade:

MINC (Ministério da Cultura)

Há pouco mais de um ano, o Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS), lançou cursos de ensino a distância (EAD) gratuitos com foco na capacitação de profissionais de games. As aulas são gratuitas e foram elaboradas com base nas palestras realizadas no BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), um dos maiores eventos de games do Brasil.

São três cursos, dois deles com cinco módulos e o último com quatro módulos. E todos permitem que o aluno imprima um certificado de extensão universitária. Os vídeos em inglês possuem legendas em português - para ativá-las, é só acionar a função de subtítulos do YouTube. Clique nos links abaixo para acessar cada curso:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail