Home > Dicas

Dá para ter endereços IP fixos em redes Wi-Fi? Como fica o gateway?

No aspecto de configuração IP, não existe diferença entre redes cabeadas e wireless. Mas não é possível fixar o IP.

Por Flávio Xandó, especial para PC World

15/02/2008 às 17h18

Foto:

Dúvida do leitor Michel Cortez, recebida por e-mail.
“Gostaria de algumas dicas de como montar uma rede Wi-Fi com IP fixo. Ele também é configurado na placa de rede Wi-Fi? Também terá que ser colocado o número de gateway nessa placa, por causa do proxy?”

PC World: No aspecto de configuração TCP/IP, as redes sem fio são idênticas às redes cabeadas, ou seja, é possível haver designação automática de endereço ou mesmo IPs fixos.

Só não se usa muito IP fixo em rede Wi-Fi porque se pressupõe mobilidade (notebook com rede sem fio precisa pegar endereços diferentes a cada lugar que vai).

Leia também:
> Como identificar e resolver problemas e redes domésticas

Quanto ao gateway, quando se usa IP automático, ele é designado automaticamente. No caso de IPs fixos, o IP (que não pode se repetir na rede), a máscara de rede, gateway e DNS são configurados manualmente.

O Proxy não tem nada a ver com estas configurações. Somente se o local onde o computador será usado tiver um Proxy para efeito de filtro de conteúdo e aceleração da navegação em que um Proxy deve ser configurado. Porém, no Internet Explorer, não na configuração da rede.

Leia também:
> Clique aqui para conhecer outras dúvidas de leitores

e_mail_70

Tem uma dúvida? Então envie uma mensagem para a equipe da PC World.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail