Astro A40 + MixAmp Pro TR Review: o headset gamer definitivo

Mantendo quase o mesmo design desde a primeira geração, fones de ouvido são sucesso entre usuários de PC e jogadores de videogame

Foto: Caio Carvalho
https://pcworld.com.br/dados-review/astro-a40-mixamp-pro-tr-review-o-headset-gamer-definitivo/
Clique para copiar
PONTUAÇÃO
9

Logitech

Astro A50 + MixAmp Pro TR

Astro A50 + MixAmp Pro TR
R$ 999.90 ver na loja
  • Design
    9
  • Áudio
    8
  • Microfone
    8
  • Durabilidade
    8
  • Conforto
    9
  • Mixagem
    8
  • Conexões
    9
Um dos melhores fones de ouvido do mercado para quem gosta de ouvir músicas, conversar online e jogar no console ou PC.

Prós

  • Excelente qualidade de áudio
  • Design confortável
  • Bases giratórias e resistentes
  • Sons ajustáveis e entradas diversas no MixAmp
  • Peças removíveis para troca

Contras

  • Mod Kits não estão à venda no Brasil
  • Preço bastante elevado

Desde que a Logitech adquiriu há dois anos a Astro Gaming, famosa por fabricar alguns dos melhores acessórios para o mercado gamer, pouca coisa mudou nos principais produtos da companhia. E uma das peças que se mantém no topo de vendas são os fones de ouvido, mesmo sem grandes atualizações de hardware e software.

Foi o que aconteceu com o modelo A40, que em 2016 ganhou uma revisão chamada A40 TR. O aparelho veio para consertar algumas falhas de áudio encontradas no dispositivo anterior, além de aprimorar tudo o que já havia de bom: ajustes específicos para entrada e saída de som, o design icônico do headset e a inclusão da placa externa MixAmp Pro, também com funcionalidades direcionadas para controle do que está se ouvindo.

Três anos depois, o Astro A40 TR ainda se firma como uma excelente opção para quem quer extrair a máxima qualidade de áudio, seja no PC ou em consoles. O foco para games ainda é um grande atrativo. A seguir, conto tudo o que o headset tem a oferecer.

Astro A40 TR: mantendo as origens

Começo esta análise falando somente dos fones de ouvido - o MixAmp Pro deixarei para a sequência, em um tópico separado. No design, são poucas as mudanças, já que o aparelho mantém praticamente a mesma aparência desde a primeira versão. O produto é feito majoritariamente de plástico, mas graças ao acabamento premium fica um tanto imperceptível reparar nesse detalhe. Cada fone é ligado por uma haste até à "coroa" central, podendo ser ajustado antes ou após o uso, e ambos rotacionam em um ângulo de cerca de cem.

O quesito personalização se mantém presente no A40 TR. Quase todos os componentes do headset podem ser trocados ou receber peças adicionais usando os chamados "Mod Kits". Cada um desses conjuntos inclui novas espumas internas para os fones, abafador de ruídos e um microfone unidirecional de alta sensibilidade e 6.0 mm nas cores do pack escolhido; até as tampinhas (tags), que são os dois quadrados maiores com o logo da Astro em cada fone, podem ser modificados.

Por falar no microfone, o componente é feito em um material mais maleável, permitindo que você o ajuste mais próximo ou longe do seu rosto. Também tem a vantagem de ser plugado do lado esquerdo ou direito, uma vez que ambos os fones possuem uma entrada para o item de voz. Ainda no lado esquerdo, há uma entrada 3.5 mm para conectar o MixAmp Pro TR, e no cabo do headset você encontra um botão para colocar o áudio em ‘mute’.

Todas essas características proporcionam uma experiência única, seja você um gamer ou usuário comum. Dá para perceber que os cabos do A40 TR são bem reforçados, mesmo após rotacionar cada lado do fone, e a coroa central tem um encaixe confortável em todos os formatos de cabeça. Além disso, o acessório possui uma pressão auricular de 2.6 N e pesa apenas 369 gramas, tornando o A40 um dos headsets mais leves do mercado.

MixAmp Pro TR: você no controle

Mais do que funcionar como um gerenciador de som, o MixAmp Pro TR oferece diversas opções para customizar e controlar o áudio emitido e gravado pelo Astro A40, além da possibilidade de conectar a base a outros dispositivos, como amplificadores e caixas de som. A ideia é que a qualidade seja exatamente a mesma, tanto em som mecânico, quanto em digital. Com o último modelo lançado em 2016, o headset está ainda melhor porque transmite o áudio da maneira mais clara possível, sem perda de qualidade ou ruídos indesejados.

Quanto ao design, o MixAmp se resume a uma pequena caixa de plástico com botões e reguladores giratórios de volume/intensidade. O maior deles é para o ajuste de volume Dolby Surround Sound 7.1 de dois canais, seguido por um menor, logo abaixo, para definir o volume do som e da voz (sua e de outras pessoas que possam estar com você). Há também botões para modos de som pré-configurados, stand-by e liga/desliga.

Na parte de trás, há uma entrada microUSB, que por sua vez funciona para usar o headset no computador; uma saída em P2 (3.5 mm), para conectar outros dispositivos, como uma mesa de som ou amplificadores externos; e uma saída óptica, que faz a conexão com o console de videogame. Independentemente da escolha, os fones funcionam com ou sem a instalação do software dedicado da Astro. Então, vai da sua escolha alterar itens mais específicos.

Som e performance

A versão que testei do Astro A40 + MixAmp Pro TR foi a de Xbox One, mas a maioria dos testes fiz direto no computador. Posso dizer com toda a certeza: é um dos melhores fones de ouvido que já experimentei. Não importa se for um jogo, música, filme ou um áudio qualquer: o aparelho tem desempenho acima da média em todos os aspectos. Claro que, por se tratar de um headset, não chega a ter a mesma eficácia do que um sistema de alto-falantes, mas ainda assim, é possível perceber a direção de cada som com bastante precisão.

Entre os games que eu joguei usando o A40 estão Dragon Age: Inquisition, Overwatch e Destiny 2. No primeiro, que possui foco maior na campanha singleplayer, ouvi com muita clareza sons do ambiente (chuva, pisar do personagem na grama e nas pedras, portas se abrindo, itens coletados etc). Esse som mais limpo é resultado da ambientação 3D criada pelo A40, garantindo efeitos sonoros mais nítidos e com mais amplitude.

Enquanto isso, Overwatch e Destiny 2, que são games que me comunico constantemente com meus amigos, o A40 também não deixou a desejar. Graças aos ajustes simples do MixAmp Pro, pude definir rapidamente qual som teria mais destaque - dos jogos ou do bate-papo -, e em nenhum deles houve perda de qualidade. Por falar em voz, o microfone precisou estar sempre bem direcionado à minha boca para que a minha voz saísse mais nítida, mas no geral não houve nenhum barulho externo que atrapalhasse a transmissão.

Quem é rei não perde a majestade

A versão mais recente do A40 melhora tudo aquilo que já era bom no Astro A40 original, sem que você perceba tais mudanças. O design característico da marca se mantém firme e forte por algumas gerações, e sinceramente não há motivos até agora que justificariam uma repaginada no aparelho, que oferece o que há de mais ergonômico em termos de conforto, praticidade e eficiência. Com o MixAmp, as funções ficam ainda mais apuradas - não se trata de um mero acessório para ajustar volumes, mas sim de uma peça complementar que se encaixa perfeitamente às qualidades do A40.

É óbvio que tudo isso tem um preço. No site da Logitech, responsável pela venda da linha Astro, a mesma versão que eu testei (Xbox One/PC/Mac) sai por R$ 999.90. Apesar do alto valor, o investimento vale a pena porque as peças do A40 podem ser trocadas quando estiverem desgastadas, desde as espuminhas na parte interna até ao microfone. Contudo, os kits de modificação ainda não estão disponíveis por aqui, algo que a assessoria de imprensa da Logitech no Brasil disse que deverá acontecer num futuro próximo.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site