Roteador Wi-Fi D-Link DIR- 878, alcance e velocidade

D-Link traz roteador com tecnologia Dual Band que gerencia sozinho o uso das frequências obtendo máximo desempenho e ótimo alcance

Foto:
https://pcworld.com.br/dados-review/roteador-wi-fi-d-link-di-878-alcance-e-velocidade/
Clique para copiar
PONTUAÇÃO
9

D-Link

AC1900 DIR-878

AC1900 DIR-878
  • Facilidade de uso
    8
  • Desempenho
    9.5
  • Design
    8.5
  • Alcance do Wi-Fi
    10
  • Gerenciamento
    8
Roteador Wi-Fi com capacidade de usar duas frequências (2.4 e 5.0 Ghz) e assim administrar automaticamente o uso de cada uma delas obtendo dessa forma máximo desempenho e ótimo alcance. Conta com transmissão de alta potência (1000mW) e interface de gerenciamento bastante acessível.

Prós

  • Alcance
  • Velocidade
  • Design
  • Gerenciamento

Contras

  • Sem compartilhamento de arquivos

Em tempos de Wi-Fi de alta velocidade o que as pessoas desejam é muito simples: máxima velocidade de conexão com o maior alcance possível. Ou seja, poder usar sua rede Wi-Fi nos pontos mais longínquos da sua casa. Estes atributos são antagônicos e nem todo mundo sabe disso.

A D-Link nos emprestou para testes o modelo AC1900 DIR-878 que se propõe a resolver esse problema da melhor forma. Sem entrar em aspectos técnicos chatos ou complicados, preciso compartilhar com os leitores uma informação. Os roteadores Wi-Fi mais modernos operam com mais de um “rádio”, ou seja, com mais de uma faixa de frequências. A mais antiga e conhecida, 2.4 Ghz, e a mais recente 5.0 Ghz. Saiba apenas que a primeira (2.4 Ghz) transmite dados em menor velocidade enquanto a segunda (5.0 Ghz) pode ser incrivelmente rápida, mas não tem o mesmo alcance da frequência anterior.

Você pode então imaginar a minha expectativa ao instalar este modelo na minha casa, que também contém meu escritório (local a partir do qual escrevo agora essas linhas de texto usando o Wi-Fi). Já tenho experiência de longa data com produtos D-Link e exatamente por isso aponto com grande destaque, como a interface para configuração se tornou mais simples e muito mais fácil quando comparada com versões e modelos de anos atrás!

No meu caso, uso uma internet banda larga via fibra óptica da Vivo, que exige credenciais (usuário e senha – PPPoE). Ao longo do processo de instalação um assistente direciona o usuário às configurações corretas. As telas são “leves” e não com dezenas (quase centenas) de opções como eram os roteadores, inclusive os domésticos de tempos atrás.

Mas como a D-Link resolveu (se é que resolveu) o dilema da velocidade versus alcance? Sim, resolveu, usando uma solução engenhosa!!! O que importa para o usuário é como já disse, máxima velocidade com alcance máximo.

Em meu apartamento, usando outros roteadores Wi-Fi, inclusive um D-Link de geração anterior (COVR-2600R), havia um ponto da casa intransponível que era o aposento (uma dispensa) situada a quatro paredes de distância do aparelho. Sim, as paredes são obstáculos naturais e pesam muito mais do que a distância em metros. Um roteador desses pode se comunicar com dispositivos a mais de 100 metros facilmente, mas se houver obstáculos, este alcance cai bastante. Este aposento era até então totalmente inacessível para o Wi-Fi.

Você já entendeu que o alcance com este roteador é MUITO favorecido, mas quer saber como a D-Link conseguiu? Vou te contar o “segredo”. O AC1900 DIR-878 tem um modo de operação padrão que se chama “Conexão Inteligente”, ou seja, ele gerencia sozinho a comunicação usando os dois rádios (2.4 e 5.0 Ghz). Normalmente, os roteadores Dual Band permitem criar redes separadas para cada frequência, que também tem utilidade (o DIR-878 também pode trabalhar assim se seu usuário assim preferir). Mas a forma inteligente é a mais indicada.

Mas a “mágica” do 878 é esconder do usuário esse tecnicismo, padrões, frequências etc. Praticamente todos os smartphones atuais (os mais modernos) são dual-band (trabalham em 2.4 e 5.0 Ghz) e da mesma forma os notebooks e tablets. Por isso no modo “Conexão Inteligente”o DIR-878 “conversa” com o dispositivo sempre da melhor maneira. Se o nível de sinal é alto, usa 5.0 Ghz que é bem mais rápido. Se a distância é maior ele alterna automaticamente para 2.4 Ghz pra privilegiar o alcance. E funciona MUITO BEM. Vejam a figura abaixo, usando mesmo smartphone próximo do roteador e no referido aposento que não tinha nem sinal antes!

Mas existe uma carta a mais escondida na manga do DIR-878 para que ele tenha conseguido levar Wi-Fi e até bem rápido para um aposento inacessível até então. Este roteador Wi-Fi tem antenas de alta potência de transmissão, ou seja, de 1000 mW (1 Watt). Outros roteadores “convencionais” têm metade ou até bem menos que esta potência.

E antes que o usuário se preocupe, esse nível de emissão é homologado pela Anatel, como qualquer dispositivo que usa rádio frequência e é absolutamente seguro. Só para você ter uma comparação, uma antena de estação de rádio FM, talvez da sua emissora preferida que pode estar do outro lado da rua, se você mora, por exemplo, na avenida Paulista, pode ter 100 mil ou 200 mil Watts de potência (para alcançar dezenas de quilômetros).

Essa multiplicidade de frequências e a forma como o DIR-878 gerencia a comunicação ajuda a entender sua aparência com várias antenas.

Outro aspecto que eu gostei muito, foi ter tornado muito simples algo que em roteadores “comuns” ou os corporativos é algo muito complicado. Falo de atribuir prioridades para determinadas aplicações ou mesmo computadores e dispositivos da rede. Por exemplo, meu PC principal tem máxima prioridade na hora de escalonar o tráfego da rede, a impressora não precisa de tanta prioridade assim. Já meu NAS tem prioridade média... E tudo configurado com uma interface muito simples, basta arrastar e soltar.

Mas tudo tem dois lados. Eu que tenho experiência há longo tempo com vários roteadores fiquei perdido no DIR-878 para fixar o endereço IP de um dispositivo (no caso a impressora). Normalmente “reserva de IP” fica na configuração de DHCP, mas não achei! Estava em outro local, até mais simples, na tela que contém o mapa de todos os dispositivos da rede.

Ainda há recursos importantes como rede Wi-Fi para convidados, redirecionamento de portas, firewall com bloqueios de ataques mais comuns e regras para permitir ou negar tipos de tráfego, filtro de páginas, controle parental, DNS dinâmico, switch Ethernet Gigabit de 4 portas e até um sistema simplificado para conexão VPN.

Conclusão

O nome completo do produto, D-Link AC1900 DIR-878, carrega consigo um quinhão de exagero, já que AC 1900 remete ao padrão dual (802.11ac) e 1900 denota a velocidade de 1900 Mega bits/segundo. Esta é uma velocidade máxima teórica que não será obtida nas residências dos clientes. Mas por outro lado, vejam que em um dos meus testes, uma das figuras acima mostra velocidade de transferência de que não fica longe! Resumindo, este roteador entrega, sim, um desempenho muito bom.

Sua tela de gerenciamento simplificada torna sua configuração muito mais fácil, mesmo para as funções que poderiam ser complexas como QoS (nível de serviço/prioridade), fixar endereço IP etc.

Mas se você não entendeu o parágrafo anterior, o que importa para você é que por um valor de mercado de aproximadamente R$ 600 (pesquisado dia 22/04/2019) o DIR-878 entrega o melhor dos dois mundos, ou seja, tem uma velocidade muito alta e também alcance, “mágica” que ele faz gerenciando os diferentes sinais daquelas várias antenas. Mas procure bem pelo melhor preço, pois há varejistas que vendem por até R$ 900.

Tem todos os recursos que se espera deste tipo de dispositivo. Em relação ao D-Link que eu tenho no meu escritório ele perdeu o “compartilhamento de mídia” que é poder plugar um HD externo no roteador e usá-lo como um pequeno servidor. Eu gosto deste recurso, mas quer saber? Nunca usei pra valer. Quem precisa de velocidade e alcance, o D-Link AC1900 DIR-878 é uma ótima opção.

 

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site