Home > Dicas

Dashlane: um robusto gerenciador de senhas com uma bela interface

Com uma interface elegante e muitos recursos, o Dashlane é o tipo de utilitário que todos deveriam conhecer.

Yaara Lancet, PCWorld EUA

12/07/2013 às 18h30

Foto:

Um gerenciador de senhas é algo essencial. A não ser que você esteja usando a mesma senha para todos os sites (algo que não recomendamos) ou tenha uma memória fenomenal, poderá ganhar produtividade se tiver um lugar para armazenar todas as suas senhas e acessá-las facilmente sempre que necessário. Há várias boas opções nesta categoria de programas, como o LastPass e KeePass. O Dashlane (grátis na versão básica, US$ 20 anuais na versão Premium) concorre com ambos.

O Dashlane é um gerenciador de senhas robusto, com recursos extras como uma carteira virtual para armazenar informações de cartões de crédito, programas de fidelidade e documentos de identidade, além de recibos e anotações de suas compras online. Vem com um recurso de preenchimento automático de dados em formulários online, ao qual você pode adicionar endereços, números de telefone, CEP e outros dados pessoais que está cansado de digitar repetidamente. Há dois recursos que o destacam de concorrentes como o LastPass e o KeePass: sua interface bela e fácil de usar, e a sincronia opcional de dados com a nuvem.

dashlane_manager-600px.jpg
Dashlane informa o nível de segurança de cada uma de suas senhas

Configurar o Dashlane é excepcionalmente fácil. Tanto o LastPass quanto o KeePass são bastante fáceis de usar, mas ficam para trás comparados ao Dashlane. O processo de instalação guia o usuário passo-a-passo, com instruções claras. Depois de escolher uma senha mestre (Cuidado! Não há um lembrete caso você a esqueça, e se isso acontecer você irá perder o acesso ao seu banco de dados) o Dashlane irá se integrar aos seus navegadores (Firefox, Chrome, IE e Safari são suportados) e levá-lo por um pequeno tutorial que o encoraja a experimentar os diferentes recursos e elementos da interface.

Se você já usa um outro gerenciador de senhas, pode facilmente importar o banco de dados para o Dashlane. A ferramenta de importação é compatível com os bancos de dados do Firefox, Chrome, IE, Lastpass, 1Password, RoboForm, PasswordWallet, KeePass e arquivos CSV, mas é um tanto temperamental.

Por exemplo, muitas entradas no arquivo CSV gerado pelo KeePass não tinham um campo URL preenchido, já que no KeePass ele não é obrigatório. O Dashlane solenemente ignorou todas as senhas que não tinham uma URL associada, me deixando sem uma forma de importar uma grande parte de meu banco de dados. Felizmente o Dashlane pode adicionar automaticamente as credenciais de um site assim que você faz o login, então após usá-lo por alguns dias a maioria das senhas que uso com mais frequência foram adicionadas sem que eu precisasse fazer muito esforço.

A robusta, porém sutil, integração do Dashlane com seus navegadores torna a tarefa de fazer login em um site algo transparente, sem complicar sua experiência com o navegador. Depois que uma senha é armazenada, o Dashlane pode fazer login automaticamente sempre que o site for acessador, ou apenas preencher as credenciais sem realizar o login. Se você estiver criando um usuário em um novo site ou serviço, o Dashlane pode gerar uma senha forte sem que você tenha que sair do navegador e adicioná-la ao seu banco de dados de uma só vez.

Você pode categorizar senhas e outras informações para acesso fácil, e um ícone de um impala azul em um campo de texto no navegador indica que o Dashlane pode preenchê-lo automaticamente para você. Se você tem mais de uma conta em um site, ou mais de um endereço de e-mail que costuma usar, basta um clique no impala para abrir um menu onde você poderá escolher a informação desejada.

dashlane_login-400px.jpg
Tem múltiplos logins em um mesmo site? Basta um clique para escolher qual usar

Um dos aspectos mais importantes de um gerenciador de senhas é a segurança, e com o Dashlane você pode escolher seu nível de paranóia. Seu banco de dados é criptografado com o algoritmo AES-256, só você tenha a senha mestre para cedoficiá-lo, e é possível ativar a integração com o Google Authenticator para segurança extra. E ao contrário do LastPass, onde tudo está na nuvem, no Dashlane a sincronização e backup online de informações é um recurso da versão Premium, e usuários da versão gratuita não tem que se preocupar com isso.

Mesmo que você seja um usuário da versão Premium, pode facilmente desabilitar a sincronia online, o que significa que sua base de dados será armazenada apenas localmente, como no KeePass. Mas ao contrário do KeePass, nos apps do Dashlane em dispostivos móveis os bancos de dados podem ser gerenciados separadamente, então você pode acessar suas senhas onde estiver sem se preocupar com a constante sincronia online. Mas quando habilitada ela acontece a cada 5 minutos, e não há uma forma de modificar esta frequência.

dashlane_android-600px.jpg
Dashlane também tem versões para Android (acima) e iOS

No geral o Dashlane é um utilitário impressionante com alguns recursos excelentes e uma bela interface. Como todo programa de sua categoria, ele exige um pouco de confiança em seus desenvolvedores, especialmente se você usa os recursos de sincronização online, e por US$ 20 anuais a versão Premium é um pouco cara quando comparada às alternativas.

Ainda assim o Dashlane é o gerenciador de senhas perfeito para os usuários menos familiarizados com a tecnologia, e mesmo os experientes poderão apreciá-lo, se não pelos recursos, por sua bela interface. Analisei a versão para PCs, mas o programa também está disponível para Macs, e tem versões para smartphones e tables com Android e iOS.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail