Home > Dicas

Dê ao Windows 7 uma barra lateral como no Vista

Desktop Sidebar abriga gadgets e atalhos, e pode ser personalizada à vontade

Rick Broida, da PCWorld EUA

25/10/2010 às 19h47

Foto:

Uma das coisas do Vista de que eu sinto falta - tá, a única coisa do Vista de que sinto falta - é a Barra Lateral. Embora eu aplauda a decisão da Microsoft de “libertar” os gadges (nome da Microsoft para o que em outros sistemas é conhecido como Widgets), permitindo que você os posicione onde quiser, me pergunto se a troca valeu a pena.

Veja só: como a maioria dos usuários de hoje em dia, eu tenho um monitor widescreen (dois deles, na verdade) e uma boa parte da “largura” extra das telas é desperdiçada. Eu gostava da Barra Lateral porque ela preenchia um espaço inutilizado com ferramentas e informações úteis. E ela era onipresente, sempre visível mesmo com outros programas abertos (os gadgets do Windows 7 podem ficar “sempre no topo” das outras janelas, mas não é a mesma coisa).

Não há uma forma fácil de reviver a velha Barra Lateral no Windows 7, mas dá para substituí-la com algo similar. O Desktop Sidebar é um freeware que adiciona uma barra lateral muito similar à do Windows Vista ao Windows 7 (e até mesmo ao Windows XP).

desktop_sidebar-360px.jpg

Desktop Sidebar: gratuita e personalizável

O programa vem com mais de uma dúzia de “painéis” (seu nome para os gadgets) pré-instalados, mas é possível escolher outros 75 (incluindo algumas skins) em uma biblioteca de extras. Todo o essencial está presente, deste um relógio com calendário e previsão do tempo a um slideshow com suas fotos favoritas e atalhos para o Outlook. E a barra pode ser personalizada de quase qualquer forma que você possa imaginar.

Em um mundo ideal, a Desktop Sidebar seria compatível com as gadgets do Windows já existentes, mas a cavalo dado não se olham os dentes. Se você sente falta da Barra Lateral, a Desktop Sidebar é sua melhor opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail