Home > Dicas

Dê boot mais rápido no PC atrasando o início de alguns aplicativos

Reduzir o tempo necessário para que seu computador esteja pronto para uso ao ligá-lo todos os dias só depende de você.

Rick Broida, PC World / EUA

14/10/2008 às 11h55

Boot_rapido_150.jpg
Foto:

Boot_rapido_150.jpgImagine o que aconteceria em um aeroporto se todos os aviões decidissem decolar ao mesmo tempo. Um caos, para dizer o mínimo. Pois saiba que no seu computador ocorre praticamente o mesmo quando você o liga todos os dias.

Vários dos programas instalados e que estão configurados para serem iniciados quando o PC é ligado, tentam “decolar” ao mesmo tempo. O resultado disso é que, dependendo da quantidade de aplicativos que esteja nessa situação, o computador irá agonizar por muitos minutos até que o caos tenha passado – não raro, há sistemas que levam mais de dez minutos para conseguir dar conta de toda essa demanda.

Para resolver tal situação, é preciso que seu computador possa contar com uma espécie de ‘gerente de tráfego aéreo’, capaz de coordenar os procedimentos de inicialização do PC de forma a evitar que haja mais solicitações do que o processador é capaz de lidar.

Uma boa alternativa (melhor ainda se levarmos em conta que você não precisa pagar nada por ela!) é o Startup Delayer. Este freebie faz exatamente o que seu nome sugere: provoca atrasos na carga de processos durante o boot do PC. O resultado: o sistema estará disponível para você mais rapidamente.

Como ele funciona? Simples: em vez de deixar que todos os processos façam solicitações à CPU simultaneamente, ele represa tudo isso, passando apenas uma solicitação por vez. E vai mais longe.

Leia também: 
> Sete dicas para melhorar o desempenho de sistemas com Vista
> Identifique (e acabe) com problemas que deixam o PC lento

A partir de uma tela fácil de configurar, o usuário pode escolher que processos devem ser executados antes (ou depois) de outros. Desta forma, você pode orientar o PC para que processos vitais ao bom funcionamento e à segurança do sistema sejam rodados antes (e definir a prioridade deles) e, só mais tarde, dar início a processos secundários.

startup_delayer_telaII.jpg

Atrasos do bem: deixa para iniciar mais tarde processos menos importantes

Por exemplo, se você tem o iTunes instalado, você verá na tela de configuração do Startup Delayer uma entrada chamada iTunesHelper.exe. A não ser que você queira mesmo que este programa esteja disponível no momento do boot, sua execução pode ser atrasada, digamos em cinco minutos.

Tal tática é válida também para coisas como o painel de controle do LightScribe e o Google Update. Que tal programar seu início, digamos, mas sete e nove minutos mais tarde?

Mas não se aventure por aplicativos que você desconhece já que atrasar seu início pode prejudicar a operação do sistema como um todo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail