Home > Notícias

De olho no iPhone, Microsoft lança Windows Azure toolkit para iOS

Plataforma de serviços de infra-estrutura quer atrair desenvolvedores que criam aplicativos para os sistemas operacionais da Apple e da Google

Macworld/Reino Unido

16/05/2011 às 17h21

Foto:

A Microsoft pretende posicionar o Windows Azure, serviço na nuvem da empresa, como plataforma para fornecer serviços de infra-estrutura para dispositivos móveis, incluindo o iOS da Apple o Android da Google.

Por conta disso, a companhia investe em seu conjunto de ferramentas chamado Windows Azure Toolkits for Devices, que inclue bibliotecas nativas, amostras e documentações. O kit direcionado para iOS, lançado esta semana, tem o objetivo auxiliar os desenvolvedores de aplicativos para a sistema operacional da Apple a utilizar os serviços do Windows Azure.

O kit conta com uma biblioteca open source Objective-C, que possui interface que funciona com o Azure, de acordo com S. Somaseger, vice-presidente sênior da divisão de desenvolvimento da Microsoft. Está nos planos da companhia disponibilizar o Windows Azure Toolkit para Android, que deve sair ainda no primeiro semestre.

“Tenho falado muito sobre o Windows Azure como um serviço de estrutura ótimo para experiências com aplicativos que abrangem dispositivos e múltiplas plataformas”, completou Somasegar. “Inserir dados através dos serviços do Azure significa que cada aplicativo que for escrito possui menos códigos específicos, e, sendo assim, é possível alcançar consumidores mais rapidamente”.

Outro objetivo da Microsoft é aumentar o suporte à nuvem para o própria plataforma do Windows Phone 7. A companhia planeja anunciar a disponibilidade da próxima versão do Windows Azure Toolkit para Windows Phone 7 durante a conferência TechEd North America 2011, que acontece na próxima semana. Essa nova versão adiciona suporte às filas (queues) do Windows Azure Storage, assim como apresenta um interface de usuário de aplicação web atualizada.

Os esforços da Microsoft de impulsionar a computação na nuvem e os dispositivos móveis acontecem paralelamente aos do  Google, que tenta fazer o mesmo para Android e com o Google App Engine. Uma versão atualizada do Google Plugin para Eclipse, apresentado esta semana, acomoda as ligações entre as duas tecnologias. A biblioteca de ferramentas para iOS pode ser baixada no GitHub, que também disponibiliza amostras e outras documentações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail