Home > Dicas

Dê uma força extra ao firewall de seu PC com Windows 7 ou Vista

Aplicativo gratuito fornece recursos adicionais caso suspeite que seu PC possa estar sendo usado de forma indevida por malwares.

Preston Gralla, da PC World/EUA

31/03/2010 às 16h22

vista_firewall_control_150.jpg
Foto:

Quem procura ter um controle mais preciso sobre o recurso de firewall embutido no Windows 7 e também no Vista, principalmente no que se refere aos bloqueio das conexões de saída, precisa conhecer o Windows 7 Firewall Control Free. Como seu nome sugere, este aplicativo é gratuito e permite que o usuário informe ao sistema operacional para bloquear o acesso de aplicações à web, bem como customizar o modo com tais conexões devem ocorrer.

Filtros de outbound como esse são importantes para evitar que um computador eventualmente contaminado por um cavalo de troia ou possibilitar que um malware similar venha a usar o outbound sem o conhecimento do usuário e permita que criminosos mal intencionados assumam o controle do PC infectado. Alguns tipos de malware podem, por exemplo, transformar o PC em um hub de envio de spam.

Com o Windows 7 Firewall Control Free instalado, toda vez que uma aplicação tenta acessar a internet, uma tela é mostrada com informações a respeito do programa em questão, além de outras informações úteis que irão ajudar você a determinar se autoriza ou não tal acesso, seja permanentemente ou apenas naquela circunstância. Caso não esteja certo de se tratar de um malware ou não, uma biblioteca (HTTP://www.processlibrary.com) online ou uma busca rápida na web poderão ajudar.

Sem o software instalado, o usuário não tem como controlar – pelo menos nesse nível – como os aplicativos do PC utilizam a conexão internet. Nessas situações, será necessário confiar nas decisões padrão do firewall do próprio Windows, na maior parte das vezes. Agora, se quiser tomar suas próprias decisões, esta e a ferramenta ideal para ser usada.

vista_firewall_control

Tenha em mente que, por padrão, o controle oferecido pela ferramenta é bem agressivo no modo em como ele controla o fluxo de comunicação com a internet. Não será possível, por exemplo, acessar a web usando o Internet Explorer (ou qualquer navegador de sua preferência) enquanto não informar o software que essa é uma atividade permitida.

Além disso, o som que o aplicativo emite toda vez que algo é bloqueado chega a ser irritante (parece um grito alto de criança) e é provável que você queira alterá-lo. Mas apesar dessas chateações, se o que procura é um controle refinado sobre o firewall de um PC com Windows 7 ou Vista, este é o download ideal.

Assegure-se de baixar a versão compatível – 32 bits ou 64 bits – do aplicativo. Existe ainda uma versão paga do software, que inclui alguns recursos extras, como a possibilidade de controlar o fluxo por portas no PC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail