Home > Dicas

Decida se você deve ou não abrir seu PC para limpá-lo

Há riscos e benefícios no ato de se abrir o gabinete para remover a poeira que se acumula no interior do desktop.

Fernando Petracioli, da PC WORLD

10/06/2009 às 19h07

micro_sujo_150.jpg
Foto:

Existe certa divergência entre especialistas sobre se um computador deve ser aberto por um usuário leigo para ser limpo internamente. Algumas polêmicas sobre o assunto devem ser ponderadas pelo próprio usuário.

Em primeiro lugar, dependendo do modelo de PC, perde-se a garantia fornecida pelo fabricante quando se abre o gabinete do computador. Verifique esse detalhe nos manuais ou certificado de garantia do seu equipamento.

O segundo ponto é o fato de que, como define o professor de engenharia elétrica da FEI Reinaldo Bianchi, "o computador não é seu armário" e, portanto, não tem necessidade de estar assim tão limpo.

Bianchi explica que o a poeira não afeta o funcionamento dos circuitos elétricos e demais componentes de um PC. "Pode haver quatro dedos de poeira dentro de uma máquina, e não vai ser por isso que ela vai quebrar", afirma o especialista.

micro_sujo.jpg
Poeira: não há consenso nem entre os especialistas

No entanto, ele pontua uma exceção: o cooler ou ventoinha. O professor afirma que se trata do único componente do computador que pode ter sua eficiência prejudicada pela poeira e reduzir a troca de calor. O resultado é o aumento da temperatura internado equipamento.

No entanto, Guilherme Morais, dono da Hadron - empresa de redes e manutenção de computadores -, diz que "um cooler de qualidade não se danificará antes de 3 ou 4 anos, mesmo sujo", o que dispensaria a abertura do gabinete dentro desse prazo.

Todo cuidado é pouco
Outro ponto polêmico, de acordo com Bianchi, é o fato de usuários leigos poderem danificar involuntariamente seu próprio computador. Por exemplo: se houver alguns fios soltos e, durante limpeza, dois contatos de voltagens diferentes forem conectados acidentalmente, componentes da máquina podem ser queimados.

Em todo caso, se a opção do usuário for abrir sua máquina e fazer a limpeza, existem alguns cuidados imprescindíveis, recomendados pelo consultor doméstico de informática Luiz Henrique Quemel:

1. O cabo de força deve ser removido antes de abrir o gabinete;

2. Tocar em uma superfície metálica para descarregar nossa eletricidade estática antes de mexer nos componentes - o professor Reinaldo Bianchi complementa, dizendo que eletricidade
estática em nosso corpo pode até queimar algum componente do computador
– daí a importância de descarregá-la;

3. Fazer a limpeza com um mini-aspirador, comercializado para essa finalidade;

4. Se não encontrar um mini-aspirador, use um pincel comum para remover a poeira que se aloja no cooler do processador e das placas;

Bianchi sugere o uso de um ar comprimido no lugar de um aspirador, pois segundo ele é mais eficiente nos buracos mais remotos das placas e circuitos do PC. E, no caso de se optar por um pincel, que tenha cerdas bem macias.

A Dell, fabricante de computadores, alerta seus usuários para que não usem em hipótese alguma detergentes líquidos ou aerossol, pois esses produtos podem conter substâncias inflamáveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail