Home > Dicas

Deixe o Word. O WordPad pode realizar todas as tarefas que você exige

WordPad é uma solução mais leve e gratuita para quem precisa de edições de texto elaboradas mas sem recursos avançados. Confira algumas dicas.

Por Scott Dunn, da PC World/EUA

18/03/2008 às 16h24

worldpad_150.jpg
Foto:

wordpad150

Se você não precisa das funcionalidades avançadas do Microsoft Word, como macros e citações inteligentes, mas precisa de mais opções de edição e composição que as ofececidas pelo Bloco de Notas do Windows, o processador de texto gratuito WordPad pode ser o programa ideal.

Para abrir o WordPad (que já vem instalado em todas as versões do sistema operacional da Microsoft) clique em Iniciar, Todos os Programas (ou Programas), em Acessórios e WordPad.

Leia também:

> Descubra se você precisa do Vista SP1
> Teclado é tudo igual? Veja 28 modelos curiosos
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Confira as novidades do Internet Explorer 8
> Você sabe como será o computador do futuro? Veja aqui

> Estressado no trânsito? Conheça 11 gadgets para se distrair

Confira abaixo um pequeno resumo das principais funcionalidades do WordPad que podem lhe convencer a abandonar o Word.

Zoom: Se você quer aumentar ou reduzir o tamanho do texto em sua tela no WordPad, basta segurar a tecla Ctrl e girar a mouse wheel para cima ou para baixo. Este truque também funciona com inúmeros browsers e aplicações.

Mas note que essa funcionalidade só amplia o tamanho do texto na tela, o tamanho da fonte é o mesmo aplicado inicialmente, não importando o tamanho da fonte no monitor.

Arraste o texto: Se você quiser mover um parágrafo para outra posição, selecione o trecho (três cliques no mouse irão selecionar todo o parágrafo) e o arraste para a posição desejada.
++++
Alterne entre estilos de listas
: Há duas maneiras para que o WordPad formate automaticamente um parágrafo com pontos ou números, formando itens (ou bullets). Clique no botão Marcadores na barra de ferramentas, ou selecione Formatar e Estilo com marcadores.

wordpad350

Lista: para alternar entre estilos pressione Ctrl+Shift+L repetidamente

Outra maneira é selecionar o parágrafo que se deseja aplicar os marcadores e pressionar Crtl+Shift+L repetidamente para alternar entre os estilos de marcadores.

Item secundário: Para adicionar uma informação extra em um item da lista com marcadores, que não deve ser assinalado com um novo marcador, basta clicar Shift+Enter par adicionar uma linha sem marcador.

Refazer/desfazer: Para desfazer ações basta clicar Ctrl+Z repetidamente, para avançar clique Ctrl+Y.

Faça uma tabela: O WordPad não pode criar tabelas, mas você pode copiar alguma pronta do Excel ou outro programa do gênero. Basta selecionar as células desejadas no programa, copiar e colar no WordPad.

Leia também:
> Clique aqui para visitar nosso Infocenter de Windows
> Para acessar conhecer a Central de Downloads, clique aqui

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail