Home > Notícias

Dell cobra até 50 dólares por downgrade do Vista para o Windows XP

Consumidores que comprarem PCs da linha Vostro, a partir desta quarta-feira (18/06, terão de pagar para usar o sistema antigo.

IDG News Service/EUA

17/06/2008 às 20h01

Foto:

A Dell anunciou em seu site que cobrará 50 dólares para instalar o sistema operacional Windows XP em alguns PCs, a partir desta quarta-feira (18/06).

O Windows XP deixará de ser vendido no dia 30 de junho, mas alguns fabricantes como a Dell, continuarão oferecendo a opção de "downgrade" para consumidores que compram máquinas com Windows Vista.

Consumidores que comprarem desktops e notebooks mais populares, da linha Vostro, pagarão de 20 a 50 dólares extras para terem o Windows XP Professional instalado como um "downgrade" do Windows Vista Business ou do Vista Ultimate.

Para cumprir o prazo final de venda do Windows XP no dia 30, a Dell informou que encerrará a venda da maioria das versões pré-instaladas do sistema operacional. No entanto, a empresa ainda pode oferecer o XP, tirando vantagem da licença de downgrade sobre o Windows Vista Business e o Vista Ultimate - versões que restringem o downgrade ao XP professional.

A Dell não detalhou se irá cobrar pelo downgrade em PCs voltados para o mercado de consumo. Procurada pelo IDG Now!, a subsidiária da Dell ainda não soube informar se a cobrança do downgrade será aplicada ao mercado brasileiro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail