Home > Notícias

Dell mostra seu “MacBook Air” na CES 2012

Com 6 mm de espessura e pesando 1,35kg, notebook chega ao mercado até o início de março por US$ 999

IDG News Service / EUA

11/01/2012 às 10h31

Foto:

A Dell anunciou o seu primeiro ultrabook, chamado de XPS 13, fazendo barulho em meio a uma presença menor na CES 2012 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, em comparação aos anos anteriores do evento.

Como esperado, o notebook se parece muito com o MacBook Air, da Apple, ao trazer uma tela de 13 polegadas, pesar 1,35kg e medir 6 mm de espessura. A sua bateria aguenta até 8 horas com uma única carga.

O XPS 13 chega à medida que a Dell se afasta dos produtos para os consumidores finais e se foca nos segmentos mais lucrativos de computadores corporativos e aparelhos móveis. A companhia já “matou” seus netbooks da linha Mini e alguns tablets Streak, que não tiveram vendas muito boas.

Os Pcs para consumidores finais da Dell agora giram em torno das linhas Inspiron e XPS, sendo que alguns de seus modelos também são direcionados para o mercado corporativo.

Apesar de ser mais fino, o XPS 13 oferece a funcionalidade completa de um notebook de tamanho normal, disse a empresa. O laptop de 13 polegadas é feito para caber na estrutura de um notebook de 11 polegadas, assim os usuários recebem um teclado de tamanho full-size e uma tela maior em um pacote menor.

O preço inicial do aparelho é de 999 dólares e ele chega às lojas entre o final de fevereiro e início de março. Mas os ultrabooks têm sido criticados por seus altos preços e a Intel, responsável pelo conceito, espera trazer os valores iniciais dos produtos para a casa dos 699 dólares até o final deste ano.

dellxps1301.jpg

Primeiro ultrabook da Dell chega ao mercado com preço inicial de US$ 999

Especificações
O XPS 13 possui recursos únicos de mobilidade entre os ultrabooks, como a tecnologia Smart Connect, pela qual os feeds de e-mails e redes sociais são atualizados mesmo quando o laptop está no modo sleep (soneca). A Dell também disse que o computador é inicializado em apenas alguns segundos.

O laptop possui processadores Core i3, i5 ou i7, todos baseados na microarquitetura Sandy Bridge, discos SSD (disco de estado sólido) de até 256 GB para armazenamento e 4GB de RAM. O notebook traz ainda uma entrada USB 3.0 e uma webcam. O XPS 13 inicialmente estará disponível nos EUA e outras partes do mundo, mas a Dell não especificou mais detalhes sobre quais países receberão o aparelho, durante o evento.

Os ultrabooks são fortemente apoiados pela Intel como uma maneira de rejuvenescer um mercado de Pcs em queda e que tem “apanhado” dos tablets. A Intel já anunciou que os próximos ultrabooks terão recursos parecidos com os tablets, como telas sensíveis ao toque e conectividade constante.

A CES 2012 tem sido dominada pelos ultrabooks, com fabricantes como Lenovo, HP e Acer anunciando produtos para o segmento. Os modelos baseados na nova microarquitetura Ivy Bridge, da Intel, trarão desempenho e gráficos melhores e chegam no final do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail