Home > Notícias

Planos da Dell para tablets com Android vazam para a internet

Aparelhos teriam telas de 5 e 7 polegadas, Wi-Fi e 3G

Ian Paul

22/04/2010 às 13h35

Foto:

Surgiram novos rumores sobre a entrada agressiva da Dell no mercado de ultraportáteis com uma linha de tablets baseados no sistema operacional Android. O site Engadget descobriu o que parecem ser documentos detalhando informações sobre um tablet multitoque com tela de 5 polegadas chamado Dell Streak (também conhecido como Dell Mini 5) e um tablet multitoque com tela de 7 polegadas apelidado de "Looking Glass".

As imagens do material de marketing para o Dell 5 obtido pelo Engadget revelam que o aparelho deve ser lançado em meados deste ano ou no máximo até Setembro, enquanto o Looking Glass parece programado para lançamento em Novembro. Não há informações sobre o preço de nenhum dos aparelhos.

Tablets Android da Dell

Looking Glass (esquerda) e Streak (direita): os tablets com Android da Dell 

Dell Looking Glass

Se os documentos obtidos pelo Engadget estiverem corretos, o irmão maior do Streak (também conhecido como Dell Mini 5) será um tablet com tela de 7 polegadas apelidado de Looking Glass. O aparelho rodará o Android 2.1 e incluirá uma tela WVGA (800x600 pixels) de 7 polegadas, 4 GB de espaço interno em memória flash, 3G, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 3.0, câmera de 1.3 MP e sintonizador de TV opcional. O Looking Glass também terá um slot para cartões de memória nos formatos SD, SDHC e MMC, com capacidade máxima de 32 GB.

Os documentos também alegam que o Looking Glass usará um "system-on-a-chip" Tegra 2 da NVIDIA, que foi projetado especialmente para tablets e é baseado em um processador ARM Cortex A9 dual-core.

Curiosamente, o Engadget destaca que uma das imagens mostra o Looking Glass rodando o "U-Verse", o serviço de TV plea internet (IPTV) da AT&T. Entretanto, não se sabe se isto é apenas para ilustrar o potencial do dispositivo ou se é indicativo de algum tipo de acordo de IPTV entre a Dell e a AT&T.

 

Dell Streak

De acordo com o Engadget, a Dell também tem alguns planos interessantes para o já conhecido Dell Streak/Mini 5. Já sabíamos que o aparelho terá uma tela WVGA de 5 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, câmera de 5 MP e slot para cartões microSD (até 32 GB). Mas parece que além de 3G e Bluetooth 2.1, o Streak terá apenas Wi-Fi 802.11 b/g, sem compatibilidade com o mais rápido padrão 802.11n.

O Streak também poderá ser lançado em 9 diferentes cores incluindo preto, prata, vermelho, púrpura, azul, verde, roda e dois modelos multicoloridos chamados Kaleidoscope (Caleidoscópio) e Sea Sky (Céu Marinho). O Engadget acredita que o Streak estará disponível em meados deste ano, rodando o Android 1.6 com uma atualização para o Android 2.1 programada para setembro.

A documentação parece esta teoria, com exceção de um slide que lista a data de chegada do Streak às lojas como Setembro de 2010. Ou seja, pode ser que o aparelho demore um pouco mais para chegar, mas que o faça já rodando o Android 2.1 em vez de receber um upgrade posterior. É difícil ter certeza, já que a informação disponível é contraditória.

De qualquer forma, tanto o Streak quanto o Looking Glass parecem ser na família de ultraportáteis da Dell, que incluirá também vários smartphones com sistemas operacionais como o Windows Phone 7 e Android.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail