Home > Notícias

Dell: Windows 8 e Android vão impulsionar mercado de tablets

Fabricante planeja lançar aparelhos com os dois sistemas e diz que opções ao iPad trazem "mais inovação e adoção rápida"

PC World / EUA

17/08/2011 às 11h31

Foto:

A Dell espera que os sistemas Windows 8 e Android sejam opções de confiáveis para os consumidores de tablet no próximo ano, e indicou que possui planos de oferecer produtos  com esses dois sistemas, de acordo com o presidente da empresa na China e no sul da Ásia, Amit Midha.

De acordo com o executivo, o Windows 8, da Microsoft, já começa a se tornar uma opção real para tablets, com testes iniciais feitos pela Dell em seus tablets muito promissores.

“Sempre que os usuários têm mais opções, há mais inovação, adoção rápida e novos modelos de uso, o que é um cenário bom para a Dell e o restante da indústria”, disse Midha, durante uma conferência para imprensa.

A Dell não especificou quando planeja lançar seu tablet com Windows 8, e se ele vai rodar processadores baseados em ARM ou Intel x86.

O sistema da Microsoft, com lançamento agendado para 2012, vai trabalhar com chips baseados em ARM e Intel x86, abrindo a possibilidade de o Windows 8 rodar em um grande número de tablets usando processadores ARM.

A Microsoft provavelmente vai apresentar uma versão do Windows orientada para tablets no final de 2012 ou início de 2013 que não apenas será melhor adaptada para apps em telas touchscreen, mas também permitirá tarefas de criação de conteúdo, de acordo com informações da consultoria IHS iSuppli liberadas em fevereiro deste ano.

A Dell lançou um tablet de 10 polegadas com sistema Android no último mês de julho na China. As vendas do Streak 10 Pro (que custa US$ 466) estão indo melhor do que o esperado, e a demanda na China é suficiente para absorver toda a produção do aparelho, afirma Midha. No entanto, o executivo se recusou a comentar quando a Dell planeja lançar o aparelho em outros mercados.

A compra da Motorola Mobility pela Google dará à gigante de buscas acesso as patentes da Motorola, e tornará o Android uma plataforma muito mais forte, o que vai ajudar a Dell, diz o executivo.

A Dell informou nesta terça-feira, 16/8, lucro líquido de 890 milhões de dólares para o trimestre encerrado no último dia 29/7, um aumento de 63% em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, sua receita cresceu apenas 1%, chegando a 15,7 bilhões de dólares, sendo derrubada pelas quedas nas vendas de seus produtos desktop e de armazenamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail