Home > Notícias

DEMO 2008 apresenta aplicações Web 2.0 para ambiente corporativo

Tradução em tempo real, interação entre smartphones e PCs e gerenciamento gráfico de dados pela web estão entre novidade do evento

Por IDG News Service/ EUA

29/01/2008 às 11h09

Foto:

Quais são as tecnologias da chamada Web 2.0 que já estão prontas para o ambiente corporativo? Com novidades que circundam esta dúvida, começa nesta terça-feira (29/01) a DEMO, feira organizada pela Network World que deverá se concentrar em ferramentas colaborativas para empresas em sua edição 2008.

Leia mais:

Cerca de 80 novas tecnologias serão reveladas durantes o evento. O IDG Now! separou algumas das mais interessantes e que mais impacto podem ter dentro das empresas.

O SpeakLike resolve um problema encontrados por empresas globais que precisam compartilhar conteúdo entre funcionários de diferentes nacionalidades. A companhia está lançando um mensageiro instantâneo que traduz texto em tempo real, permitindo a comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes.

O programa está sendo lançado em beta fechado ainda, com o serviço disponível apenas em chinês, inglês e espanhol. No futuro, o SpeakLike planeja chats com tradução assistida por profissionais (disponível por uma taxa) e suporte para traduções especializadas em direito e medicina.

Já o Huddle.net está lançando uma aplicação para força de trabalho virtual a ser usada na popular rede social Facebook. usuários poderão colaborar com funcionários dentro ou fora da rede social e usar o site para enviar alertar, lembretes e aprovações para documentos e projetos.

A novidade poderá ser uma das primeiras a encontrar um uso corporativo para a rede social, usada majoritariamente para fins de diversão.

++++

As empresas Rove Mobile e Legitime Technologies estão lançando, separadamente, aplicações desenvolvidos para dar a usuários de smartphones uma experiência mais rica que mimetiza a funcionalidade do PC.

A Rove Mobile está lançando o PCMobilizr, que dá a usuários acesso remoto a seus micros. a ferramenta vai além de aplicativos de sincronia e gerenciamento de arquivos e permite que usuários vejam telas do PC e tenham controle sobre o teclado e o mouse.

A Legitime se foca mais especificamente em melhorar a experiência de e-mail do smartphone, com o LegiText, serviço de gerenciamento de mensagens independente da operadora que integra Exchange, Lotus Notes e vários outros serviços.

Usuários podem configurar suas caixas de entrada para listar e-mails em ordem de importância, conforme o destinatário, tópico ou time envolvido ou caso tenham conversas que possam ser buscadas.

A Mandiant está revelando seu Intelligent Responde, programa de segurança que combate malware, vírus e ataques de phishing com tecnologia que tanto detecta como resolve cada um dos problemas, antecipando0os em alguns casos antes que ocorram.

O produto anterior da Mandiant, chamado First Responde, dá à equipe de TI as informações necessárias para responder a ameaças ao juntar listas de arquivos, informações de Registro, logs de eventos e outros dados cruciais.

O Pathworks Software está revelando o software como serviço gratuito Helpstream que a companhia afirma que melhora tanto o gerenciamento de relações com clientes como as necessidades do help desk.

++++

O Helpstream está em beta com mais de 2 mil usuários desde junho de 2006, e seu CEO, Anthony Nemelka, afirma que a aplicação usa tecnologias de colaboração para ajudar no suporte ao usuário final dentro das organização quando usado como help desk. O software também pode ser usado como aplicação CRM para clientes externos, diz ele.

Para se cadastrar, diretores de TI devem visitar o site da Pathworks e colocar seus dados, A empresa cria um espaço de trabalho virtual exclusivo para o cliente, que então pode acessar tutoriais para entender como o serviço funciona.

O StackSafe lançará os testes para seu software, que cria ambientes virtuais para testar novas aplicações ou mudanças em já existentes, que ajudará diretores de TI a determinarem como o impacto que aplicações e infraestrutura têm no ambiente de TI.

O software é instalado em um servidor, e diretores de TI interagem com aplicações por uma interface online. O Test Center vem com testes pré-definidos e clientes podem definir práticas conforme suas necessidades.

O StackSafe Test Center é licenciado por um modelo de assinatura e custa 50 mil dólares por ano para companhias.

Já a Blist está no evento com um produto voltado para a simplificação do gerenciamento de dados.

A startup planeja fazer o gerenciamento com uma infraestrutura com banco de dados em código aberto e uma interface gráfica online, transformando processos e requisições de banco de dados em operações gráficas, no estilo "arrasta e solta".

O fundador da Blis, Kevin Marritt, alega que se você sabe usar um programa de planilhas, você já está familiar com a metáfora de colunas e linhas que a interface gráfica usa. É possível armazenar textos, números, fotos, vídeos e documentos no serviços baseado em PostgreSQL e as listas, tabelas e templates de bancos de dados compartilhados do serviço.

Um beta público começa em março, com lançamento comercial programado para abril.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail