Home > Notícias

Derrubamos 5 mitos sobre serviços de localização na Internet

Muito se diz sobre Fousquare, Gowalla, Facebook Places... Mas é preciso separar os fatos da ficção para saber se eles funcionam para você.

Kristin Burnham, da CIO.com/EUA

24/08/2010 às 17h15

Foto:

Primeiro veio o Foursquare. Depois, o Gowalla. Agora é o
Facebook que, pouco a pouco, estende ao mundo uma tecnologia própria que
combina rede social e localização geográfica.

Com tantas opções por aí – e o consequente burburinho que
isso traz -, é natural que surjam vários comentários sobre o que tais serviços
realmente fazem. Muitos deles são verdadeiros, é fato, mas muitos outros são absolutamente falsos.

A geolocalização ainda é algo novo na arena das redes
sociais. O Foursquare, por exemplo, foi lançado no ano passado. E, como toda
tecnologia emergente (veja o caso do Twitter, por exemplo), dúvidas não faltam. É seguro? E
minha privacidade, como fica? Não é perda de tempo?

Para ajudar a separar o fato da ficção, eis cinco das principais alegações sobre serviços baseados em localização – e conheça a verdade que há
nelas.

1::Eu serei seguido.
Qualquer tecnologia implica algum risco de segurança. No
entanto, os serviços baseados em localização embutem um risco único, já que
você estará divulgando sua localização atual exata. Isso faz com que seja
extremamente importante entender e utilizar os controles de privacidade que
essa tecnologia específica oferece.

Um engano bastante comum é considerar que, em serviços de
geolocalização como o Foursquare, seus movimentos são rastreados, gravados e
divulgados.

Isso não é necessariamente verdade. O Foursquare, por
exemplo, compartilhará sua localização apenas se você decidir efetuar check-in
para avisar ao serviço que acaba de chegar a algum lugar específico.

Mesmo se você fizer o check-in, ainda terá a escolha de
divulgar sua chegada ou apenas registrá-la “por debaixo do pano”.

O Facebook também aprendeu com seus problemas anteriores em
relação à segurança. Como padrão, os check-ins de seu serviço Places são
visíveis apenas por amigos. Esta configuração específica pode ser personalizada
para permitir um compartilhamento maior, ou ser restrita a um grupo de pessoas.

De forma semelhante, se um amigo o marca como estando presente
em um local, você tem a opção de remover a marca (tal como se faz com fotos).
Se quiser, poderá até escolher nunca ser marcado no Places.

Moral da história: Como ocorre com outras tecnologias, cabe
a você entender e usar as políticas de privacidade para manter-se seguro. Cada
serviço de localização é diferente; assim, é importante saber como cada serviço
funciona antes de aderir a ele.

2::Para que preciso disso?
Divulgar sua localização para amigos pode parecer loucura.
Mas pense bem: não é o que falavam das mensagens de 140 caracteres do Twitter
quando foi lançado?

Os serviços de localização são mais que um jeito de dizer
onde está. Ofertas de descontos e de amostras grátis têm-se tornado populares.
A rede de lojas Gap, por exemplo, ofereceu a usuários do Foursquare 25% de
desconto caso fizessem check-in em uma de suas lojas. A rede Ann Taylor
ofereceu uma promoção parecida: 25% de desconto para “prefeitos” do Foursquare
(usuários que lideram os check-ins em um determinado local nos últimos 60 dias)
e 15% de desconto para cada consumidor depois de seu quinto check-in.

O Gowalla também aposta em recompensas. Em suas viagens, os
usuários do Gowalla podem encontrar “souvenirs digitais”, que valem brindes no
mundo real como roupas, ingressos de cinema e gadgets.

E há o aspecto social, que parece ser o foco do Facebook. “Já
lhe aconteceu de ir a um show e descobrir, mais tarde, que seus amigos também
estiveram lá?”, sugeria o Facebook, em seu blog, ao anunciar o Facebook Places.

O Places, afirma o Facebook, foi concebido para que você
compartilhe seus lugares favoritos com seus amigos e mantenha contato com eles
no mundo real.

3::Sem smartphone, não dá para usar.
Poucas pessoas percebem que o Foursquare oferece duas opções
para efetuar check-in em um local: pelo computador e via SMS.

Para fazer o check-in de seu computador, visite
m.foursquare.com, role a tela para o pé da página, depois dos avisos de seus
amigos, clique na opção dois – “Check-in (tell us where you are)”. Você será
levado a uma nova página onde poderá efetuar o check-in.

Se seu celular não tem um navegador web, você poderá usar um
código SMS do Foursquare para fazer o check-in enviando uma mensagem para 50500
(esta opção, no entanto, só funciona nos Estados Unidos).

O Facebook Places, por sua vez, está disponível agora apenas
àqueles que têm a aplicação Facebook for iPhone ou para quem visitar
touch.facebook.com. Essa versão do Places funcionará apenas se seu aparelho
oferecer suporte a HTML5 e geolocalização.

4::Detalhes de minha rotina serão
mostrados a terceiros.

Sempre que abrir o aplicativo Foursquare em seu celular, o
Foursquare usará a informação de seu aparelho para ajustar a experiência de uso
ao lugar onde estiver. Por exemplo, ele lhe mostrará uma lista de atrações,
amigos e dicas relacionadas às redondezas. Essa informação não é publicada em
seu perfil.

O Foursquare coleta algumas informações pessoais de forma
automática. Isso inclui seu endereço IP, informações de cookie e a página que
você solicitou.

O Foursquare afirma que só usa essas informações de forma
agregada e não para identificá-lo pessoalmente. Essa informação é compartilhada
com seus parceiros, mas não de forma que poderia identificá-lo, informa a
empresa. Gowalla e Facebook funcionam de maneira semelhante.

5::Vou chatear amigos e seguidores com atualizações sem graça.
Você provavelmente já viu atualizações de amigos do Facebook
e de seguidores do Twitter que anunciam, a cada meia hora, onde estão.

Este é um recurso do Foursquare que, para funcionar, precisa
ser ativado de forma intencional. Sem isso, suas atualizações não aparecerão no
Facebook nem no Twitter.

Se você ativar o recurso, perceberá que suas atualizações de
local não serão mais privativas – elas aparecerão na timeline pública do
Twitter e serão visíveis por todos os seus seguidores.

De forma semelhante, se escolher ligar sua conta do
Foursquare ao Facebook, suas atualizações serão divulgadas nos news feeds de
seus amigos e se tornarão disponíveis publicamente caso as configurações de
privacidade permitam que as pessoas vejam seu mural. O mesmo é verdade quando
se liga uma conta do Gowalla ao Twitter e ao Facebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail