Home > Dicas

Desabilite imagens desnecessárias no Firefox e no Safari

Saiba como acabar com itens que podem tornar a navegação no menu de favoritos mais lenta

Rob Griffith - Macworld/EUA

28/04/2009 às 10h44

Foto:

Se você usa o Firefox ou o Safari, já deve ter notado a presença de pequenas imagens de 16 por 16 pixels do lado esquerdo da barra de URL, conhecidas como favicons. Algumas pessoas gostam desse tipo de personalização, mas muitas não (elas podem tornar a navegação mais lenta ao acessar o menu de favoritos, por exemplo). Quer saber como desabilitar essa exibição desnecessária? É só seguir nossos passos:

Firefox

Para fazer isso no browser da Mozilla, abra o navegador, vá até a barra de URL e digite about:config no espaço. Surgirá um alerta dizendo que “modificando as configurações avançadas você pode anular sua garantia”. Não se assuste e clique em “Serei cuidadoso, eu prometo”.  Surgirá uma longa lista de preferências, com seu status, tipo e valor. Na caixa Localizar, digite browser.chrome.

favicon

Não se assuste com a mensagem sobre a garantia do software

Na lista de resultados, clique duas vezes em browser.chrome.favicons para mudar o valor de verdadeiro para (false) falso. Então clique duas vezes em browser.chrome.site_icons para também mudar para falso. Pronto. Resolvido. Você não verá mais essas imagens.  Caso queira voltar às configurações originais, é só repetir o processo e selecionar para true (verdadeiro).

Safari (3 e 4 Beta)
Para o Safari, primeiro feche o browser. Depois, abra o Terminal (em Aplicativos, depois Utilitários) e digite o seguinte comando:

defaults write.com.apple.Safari WebIconDatabaseEnabled -bool NO

Abra o Safari e você estará livre das favicons. Para retorná-las, feche o navegador, abra o Terminal novamente, repita o comando acima e substitua o NO por YES.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail