Home > Notícias

Descubra as novidades sobre a Chrome Web Store

Veja o que a Google planeja para sua loja de aplicativos online

IDG News Service

21/05/2010 às 10h08

Foto:

A Google deu uma prévia da Chrome Web Store nesta semana durante a conferência Google I/O, oferecendo pistas do que a gigante da Internet está planejando quando se trata do sistema operacional Chrome  OS e o navegador Chrome. A Chrome Web Store é a loja da Google, com aplicativos para a Web tanto gratuitos como pagos.

Para responder suas dúvidas, aqui estão cinco coisas que você deve saber a Chrome Web Store.

Data de lançamento

A Chrome Web Store poderá ser utilizada pelos 70 milhões de usuários do Google Chrome , embora a companhia esteja procurando um modo de expandir o acesso a outros browsers no futuro. Os desenvolvedores podem começar a construir os seus produtos desde já, utilizando a Guia do desenvolvedor e também visitando o Google Group for Chromium Apps para saber sobre as tecnologias nas quais os aplicativos Chrome serão baseados. No momento existe uma dúvida  - se o sistema operacional Chrome e / ou a Web Store irão dar suporte ou não ao Silverlight, software de tecnologia da Microsoft.

O que há de novo 

A Google mostrou alguns apps preliminares durante o Google I / O, e aqui está o que vimos até agora:  o primeiro lote de aplicativos é de produtos gratuitos do Google, incluindo serviços sempre presentes como Docs, Calendar, Mail, News, Maps e também o Picasa e o Google Wave(agora disponível para todos).

Durante a demonstração, esses aplicativos apareceram ao abrir uma nova aba no Chrome (onde atualmente aparecem seus sites mais visitados). Havia também um link para a Chrome Web Store, que mostra vários Apps não específicos do Google. O conteúdo pago vem na forma de revistas, jogos, utilitários e novos conteúdos Premium. Com base em imagens obtidas pelo Gizmodo, estas são as ofertas atuais:

Pandora
Lego Star Wars
Plants vs. Zombies
Digg
Sports Illustrated
Tweetdeck
NPR
Zoho
LinkedIn
Bejeweled 2
Scrabble
FIFA World Cup 2010
Poker Rivals
Who has the biggest brain?
Darkroom (com preço 4,99 dólares)

As fotos mostram apps muito elegantes. Estou impressionado com o visual e o potencial do app da revista Sports Illustrated , com um portal brilhante e colorido, trazendo conteúdo de alta qualidade da revista para o browser, ao invés de um confuso site individual. Conteúdo  Premium  como este pode fazer alguém sentir que está lendo de um iBook ou um app de deskotp da Kindle. O Engadget, blog de tecnologia, foi mais longe ao dizer que ele "ultrapassa qualquer coisa que nós vimos no iPad até agora."

Alguns especulam que os preços dos apps da Chrome Web Store será semelhane aos preços dos apps no Android Market, entre 3 e 4 dólares.

Linguagem de Programação

Estes aplicativos serão desenvolvidos com base em tecnologias Open Source, ao contrário dos aplicativos do iPhone, que utilizam uma biblioteca de interface proprietária da Apple chamada UIKit. O aplicativo Plants vs. Zombies, por exemplo, roda no navegador com um plug-in e código HTML nativo, e não JavaScript. O futuro do vídeo HTML5, WebM, provavelmente também dará as caras. Além disso C e C++, duas linguagens de programação importantes, rodarão nativamente dentro do navegador.

Caminho para o sucesso

Vamos encarar os fatos: As políticas da App Store da Apple são complexas e restritivas. O Android, por outro lado, segue uma filosofia aberta que libera os desenvolvedores dos ideais puritanos aplicados pela Apple.

Algumas coisas que a Google pode fazer com a Chrome Web Store:

 - Evoluir os apps para Android e sincronizá-los entre telefones celulares e Desktops.

 - Fazer todo o sistema funcionar como um iPad, levando o elegante estilo da Apple para as massas.

- Dominar a guerra entre os navegadores. Se a Chrome Web Store é muito popular e útil, espere que milhares de usuários abandonem rapidamente a concorrência - pelo menos até a Chrome Web Store ser lançada também para os demais navegadores.

Possíveis armadilhas?

A ambição sempre encontra oposição, e desde já a Chrome Web Store está sendo criticada. A CNET, por exemplo, está totalmente confusa sobre o que o Google vai vender. Trata-se de Software como Serviço (SaaS), como as Google Apps para as empresas? A CNET se pergunta qual é a diferença entre simplesmente visitar um site e ter um aplicativo que leva você para o mesmo lugar.

Também é essencial considerar os sucessos e fracassos do Chrome OS. A PCWorld tem opiniões contraditórias sobre este assunto. Jared Newman listou cinco razões pelas quais Chrome OS será um sucesso, incluindo o preço (sem taxas de licenciamento como o sistema operacional Windows) e a utilização da "nuvem" - a especialidade do Google. Mas também há cinco razões para que Chrome OS seja um fracasso . Pensa que a "nuvem" é uma ótima idéia? Bem, nem tudo (ainda) é executado na nuvem, e a nuvem não está sempre disponível. E sobre jogos de PC? Será que vão rodar, ou seremos relegados a formas de entretenimento mais simples?

Esperar mais notícias num futuro próximo. Acompanhe a Apple também: Steve Jobs torna-se cada vez mais hostil em relação aos produtos da Google, basicamente chamando o Android de uma plataforma para pervertidos, e a máquina de marketing da Apple provavelmente, irá atacar a Chrome Web Store e suas ofertas na esperança de manter sua reputação de melhor lugar para encontrar aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail