Home > Notícias

Conheça melhor o Facebook e faça ele trabalhar a seu favor

Rede social oferece mais recursos de proteção à privacidade e permite incorporar novas funções; aprenda a incrementar seu perfil.

PC World/EUA

11/02/2008 às 19h53

descubra_facebook_150.jpg
Foto:

facebook_150Cansado de serviços como Orkut, Myspace ou LinkedIn? Não se preocupe. O Facebook surge como um ótimo site para conectar-se com amigos e contatos de negócios. Embora qualquer um possa participar, a aparência do serviço e seu controle de quem pode contactá-lo evitam que ele se torne um outro MySpace, com dados expostos demais.

Um de seus diferenciais é o fato de o serviço recentemente ter permitido a instalação de aplicações de terceiros, tornando-o um grande competidor também para Netvibes e outros sites personalizáveis.

Leia também:
> Facebook abre aplicações da rede social para uso em sites externos
> Google segue Facebook e cria plataforma aberta para redes sociais
> Usuários do Facebook está vulneráveis a roubo de identidade

Privacidade
Qualquer atividade online envolve um certo grau de risco. A questão é: quando os riscos superam os benefícios? Seu perfil no Facebook pode dizer muito sobre você, ou apenas um pouco. Na verdade, nada o impede de criar um perfil completamente fictício, usando para isso um e-mail – digamos – anônimo.

No entanto, esse tipo de conta é rara, pois os valores do Facebook se aplicam na sua habilidade de ajudá-lo a conectar-se com pessoas que você conhece.

Mesmo assim, o ideal é que você suprima informações como endereço, número de telefone e qualquer outro dado de cunho privado – a não ser que listar esses dados seja muito importante.

Outra coisa importante: não aceite as configurações básicas de segurança do serviço. Uma alternativa é permitir que seu perfil só por ser acessado por seus amigos. Isso impede que estranhos fiquem xeretando, por exemplo, as fotos de suas últimas férias.

Para fazer isso, clique na opção Privacy na barra de menu e, em seguida Profile. Escolha Only my Friends para que apenas seus amigos tenham acesso às suas informações. Quem ainda não é "seu" amigo verá apenas seu nome e foto, e pode enviar mensagens para convidá-lo a fazer parte de lista de contatos dele.

Para ampliar um pouco mais sua privacidade online dentro do serviço, bloqueie os não-amigos de visualizar características específicas em seu perfil ou de suas informações de contato – escolhendo a opção Only my Friends abaixo de cada tipo de contato que esteja listado em Profiles e nas seções de informações de contato.++++

Participe de uma rede local
Agora que o Facebook não é mais apenas uma ferramenta para estudantes, suas chances de fazer contatos úteis na vida real se multiplicaram – a dica é sair por aí (virtualmente falando) e juntar-se a outras redes.

Comece com sua comunidade na vida real - seus amigos, por exemplo. Depois passe para redes relacionadas ao local onde você estudou. Atualmente, as redes mais populares do Facebook estão associadas a regiões geográficas.

Leia também:
> MySpace terá versão em português
> Redes sociais: de registro de amigos a sistema operacional online

Para juntar-se a uma dessas reder, clique na seta para baixo próxima a Networks, na barra de menu em seu perfil, selecione Join a Network e digite sua cidade no campo City/Town (se você incluiu uma localização quando se registrou, esta página irá listar sua região).

descubra_facebook_01
Junte-se a uma nova rede no Facebook para fazer amigos e contatos para negócios em sua região

O Facebook oferecerá uma lista de cidades com nomes similares em diferentes Estados; selecione a sua. Sua cidade pode ter sua própria rede, ser parte de uma network de uma grande metrópole ou ambas.

Se o Facebook lhe oferecer opções, escolha a rede da qual quer participar. Para finalizar, clique Join Regional Network.

Importante: você pode pertencer apenas a uma rede por vez, mas não precisa morar na opção que escolheu.++++

Encontre a empresa
As redes escolares e regionais são uma maneira divertida para se construir sua rede social, mas e seus contatos de negócios?

O Facebook ainda tem um longo caminho para alcançar serviços como o LinkedIn. Mas dependendo das circunstâncias, você pode construir um grupo significativo de contatos profissionais.

Na verdade, ele pode já ter uma rede dedicada à sua empresa. Para juntar-se à network da sua companhia, clique na seta próxima às redes na barra de menu em seu perfil, selecione Join a Network, digite seu e-mail corporativo no campo Work Email e clique Join Work Network.

descubra_facebook_02
Coloque o Facebook para trabalhar participando da rede da sua empresa ou crie um rede

Se uma rede para sua empresa já existe no Facebook, você terá de confirmar a solicitação de participação e o serviço enviará um e-mail para o seu endereço. Se no Facebook ainda não existe uma rede para sua empresa, surgirá uma mensagem mencionando isso, juntamente com um link onde você pode sugerir que o site crie essa comunidade.

Agrupe-se
Se seus interesses não se encaixam em nenhuma das três principais categorias do Facebook (regional, escolar e corporativo), é possível arrumar meios de reunir amigos e associados em torno de um ponto de encontro comum, criando seu próprio grupo no Facebook.

Basta clicar no link Groups na coluna da esquerda em seu perfil, para ver as comunidades que você e seus amigos pertencem ou use palavras-chave para procurar por um grupo.

Clique no título para ver a página, e selecione View Group ou Join Group se você quer conversar com os membros do mesmo.

Uma alternativa é escolher Browsing Groups, no canto direito, para conhecer os grupos no Facebook. Caso não encontre um grupo de interesse ou deseja criar um novo grupo, clique Groups no canto esquerdo e selecione Create a New Group. Entre com um nome e uma descrição e escolha a qual rede ele pertencerá.++++

facebook_150Se você selecionar a network global tornará seu grupo disponível para todos os membros do serviço. Escolha uma categoria e tipo para seu grupo em Group Type no menu na parte de baixo para permitir aos usuários do Facebook que procurem por seu grupo pelo conteúdo.

Os campos restantes são opcionais. Note as configurações padrão próximas ao final da página – você controla praticamente todos os aspectos que a homepage do grupo apresenta, assim como quem pode ver e participar dele.

Clique em Create Group para continuar. Em seguida, baixe uma imagem para representar a foto do grupo e clique Continue. O Facebook oferece uma opção para convidar seus amigos a participar.

Quanto tiver terminado, clique Finish e View para completar a criação. Então retorne à página dessa comunidade, clicando no seu link na lista da coluna central do seu perfil.

Cheque os Feeds
Pessoas, grupos e aplicações fazem o Facebook valioso, mas como encontrá-los? Um dos modos mais fáceis é checar o seu feed. Para isso, clique no logo do Facebook no canto superior esquerdo.

Você verá uma lista com as atividades de seus amigos, incluindo novas amizades que eles fizeram, grupos aos quais entraram e aplicações que instalaram e removeram.

A coluna principal do feed também mostra fotos e status das mensagens postadas por seus amigos. A pequena coluna à direita resume suas recentes notificações de status e outro item crucial: a lista de aniversário de seus amigos.

Assim como outros muitos aspectos do Facebook, você pode controlar quanto e que tipo de informação o serviço deve ceder ao seu feed. Para ajustar as configurações, clique Preferences no topo da coluna.

Pare sobre cada controle de indicador para que apareça o nome e mova o indicador para cima e para baixo, para aumentar ou diminuir a quantidade em que o feed aparece para cada um.

Você pode controlar a corrente de notícias de cada conhecido em particular, colocando o nome deles nos feeds More About These Friends (para mais informações) ou Less About These Friends, caso deseje o contrário, ao final da página.++++

Arrume seu layout
A primeira coisa a saber sobre o Facebook é que você pode controlar a exibição horizontal ou vertical. Com algumas poucas notáveis exceções, se você não gosta de onde suas fotos e outras aplicações estão localizadas, você pode arrastar e soltá-las em um novo lugar.

Aqui estão as exceções: não é possível arrastar nada dentro ou fora da coluna esquerda, que é reservada para suas listas de aplicações, e para todas as publicidades importantes no quadro vertical.

Seu display de rede de amigos padrão precisa ser o primeiro item na coluna central (logo abaixo da sua foto); e o mini-feed é sempre o primeiro item na coluna da direita (logo abaixo das suas informações básicas no perfil).

descubra_facebook_03
Melhore a aparência apagando aplicações indesejadas e controlando o mau comportamento de outras

Em alguns casos, aplicações ou outros elementos dados pelo Facebook não serão movidos para uma coluna adjacente porque são muito estreitos ou muito largos. Mas não se preocupe. Se isso ocorrer, o Facebook mostra uma mensagem de erro e restaura o item na posição original.

Se sua lista de aplicações está desorganizada, com itens que você nunca ouviu falar ou que não usa mais, saiba que é possível livrar-se deles. Clique em Edit, próximo de Applications no lado esquerdo, para exibir a lista de aplicativos em seu perfil. Clique Remove do lado de cada aplicação, para desinstalá-lo, ou clique Edit Settings para controlar como e onde a aplicação será exibida, com outros controles.

Por exemplo, há aplicações que instalam links sobre eles mesmos no perfil dos seus amigos, logo abaixo da imagem no perfil. Para poupá-los desse intruso, desmarque a opção Add a link below the profile picture to any profile em cada configuração das aplicações e clique Save. Para remover esses links do seu perfil, clique Remove próximo ao link na lista de aplicações.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail