Home > Dicas

Descubra que programas e processos no Mac estão usando a internet

Linha de comando no Terminal revela vilões que podem estar consumindo sua banda web sem que você nem saiba da sua existência.

Macworld/EUA

23/10/2009 às 15h55

Foto:

Já parou para pensar quais programas em execução no seu Mac estão usando e abusando de sua conexão com a internet? Chegou a hora de descobrir. Abra o Terminal e execute o seguinte comando:

lsof -P -i -n | cut -f 1 -d " " | uniq

Depois de pressionar Return, você verá uma lista de processos que estão consumindo a transferência de dados da sua conexão com web e, em muitos casos, deixando-a cada vez mais lenta.

Em nossos testes o resultado final foi esse:

$ lsof -P -i -n | cut -f 1 -d " " | uniq
COMMAND
AppleVNCS
PTHPasteb
SystemUIS
aosnotify
iTunes
GrowlHelp
Transmit
iChatAgen
firefox-b
VPNClient
Mail

A primeira linha, COMMAND, é apenas o cabeçalho da coluna e o que vem abaixo dela, os processos conectados à internet. A maior parte deles, o próprio nome os ajuda identificá-los, como podemos ver na relação acima.

Nos casos em que o nome do processo - como “aosnotify” -, a coisa pode complicar um pouco. Uma sugestão é fazer uma busca na web, utilizando o nome do processo como argumento. Neste caso, descobrimos que ele refere a uma sincronização do MobileMe.

A próxima vez que sua conexão estiver lenta, cheque se não há programas abertos e  consumindo sua banda web antes de simplesmente reclamar do seu provedor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail