Home > Dicas

Descubra quais programas você pode remover com segurança de seu PC

“Should I Remove It?” analisa o que está instalado em sua máquina, mostra informações sobre cada programa e diz o que pode ser desinstalado sem medo.

Rick Broida, PCWorld EUA

14/08/2013 às 18h12

ShouldRemove-435px.jpg
Foto:

Quanto mais tempo você usa seu computador, mais “lixo” ele acumula, na forma de programas dos quais você não precisa mais, software que nunca quis e até mesmo “adware” que nem sequer pretendia instalar, mas entrou em sua máquina em um momento de desatenção.

O resultado desse acúmulo? Boot demorado e lentidão generalizada.

Para melhorar a situação você pode desinstalar programas desnecessários ou indesejados. E se tem um pouco mais de experiência com o Windows, pode até se aventurar no utilitário msconfig e impedir que estes programas sejam carregados junto com o sistema.

Mas aí vem a pergunta: quais programas posso desinstalar ou bloquear sem medo? A última coisa que você quer fazer é remover um componente essencial do Windows, ou de outro programa útil, o que poderia fazer mais mal do que bem.

O “Should I Remove It?” (algo como “Devo removê-lo”?) é um utilitário gratuito que o ajuda a responder exatamente a esta questão. Ele analisa tudo o que está instalado em seu computador e então determina o que pode ser removido com segurança. Isso é feito mostrando tanto uma classificação para cada programa como também um “percentual de remoção”, obtido analisando quantos outros “usuários e especialistas” desinstalaram um programa.

Você também pode clicar no botão “What is it?” (algo como “O que é isto?”) para acessar um banco de dados online com mais informações detalhadas sobre um programa analisado (o que ele faz, qual o desenvolvedor, etc) ou simplesmente clicar em Uninstall para se livrar dele.

O Should I Remove It é uma excelente ferramenta que pode eliminar o “chute” na hora de decidir quais programas banir de seu PC. E o melhor de tudo: ele é gratuito, e não tenta instalar nenhum programa ou barra de ferramentas extra em seu PC.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail