Home > Dicas

Descubra se o seu PC está preparado para receber o Windows 7

Microsoft lança ferramenta que avalia as condições de hardware e software quanto à compatibilidade do novo sistema operacional.

Jeff Bertolucci, da PC World / EUA

11/05/2009 às 11h40

windows_7_150.jpg
Foto:

windows_7_150.jpgEstá tentado a instalar o Windows 7 RC em seu computador mas não tem certeza se o PC vai aguentar o tranco? Você não é o único e, pensando em usuários que passam por situações semelhantes, a Microsoft tornou pública a versão beta do Windows 7 Upgrade Advisor, utilitário gratuito que avalia se o PC oferece os requisitos necessários para rodar o Windows 7.

A ferramenta tem uma limitação importante: por enquanto, ela só funciona em PC com processadores de 32 bits. Espera-se que a Microsoft corrija esta falha e libera uma versão atualizada do programa em breve.

O que ele faz exatamente? O Upgrade Advisor vasculha o computador, verificando os componentes internos, periféricos externos e programas instalados e emite avisos de alerta quanto a possíveis problemas de compatibilidade.

Leia também:
>> Faça o download do Windows 7 Upgrade Advisor
>> Faça o download do Windows 7 RC  
>> Conheça as novidades do Windows 7
>> Podcast: Ricardo Wagner, da Microsoft fala sobre o Windows 7
>> Implantação do Vista pode facilitar adoção do Windows 7
>> Nas empresas: 5 funções do Windows 7
>> Windows 7: mais rápido, melhor interface e promete mais
>> Em netbooks, Windows 7 é mais rápido que o Vista

E, caso algum problema seja encontrado, o programa oferece sugestões de atualização, tais como que drivers substituir e se você deve ou não migrar para o Windows 7.

Depois de baixar, instalar e executar o Upgrade Advisor, você verá uma tela com instruções (em inglês) para que se conecte todos os dispositivos externos disponíveis, tais como HD, webcam, câmeras digitais, tocadores de MP3 etc.

win7_advisor_01.jpg

Testamos o Upgrade Advisor em um Novadata já bem rodado, com Windows XP SP3, com chip Intel Pentium 4 de 2,8GHz, 1GB de memória RAM e HD de 40 GB e o programa levou 4 minutos e um segundo para ser executado.

Apesar de o Upgrade Advisor ter sido lançado agora – acabamos de baixar a versão disponível a partir do site da Microsoft – o utilitário informou problemas na hora de avaliar os requisitos de hardware nos testes de compatibilidade com o Windows 7. A solução: que se baixe a versão mais atual do software e rode o teste novamente! Vai entender a Microsoft.

win7_advisor_03.jpg

Apesar desse pequeno deslize, o Upgrade Advisor sugere utilizar o Windows Update no sistema em questão e que se faça a atualização do driver da placa de rede a partir do site do fabricante. E diz ainda que, dos aplicativos instalados, o usuário pode experimentar alguns problemas com um aplicativo da Symantec e pede para que se busque a solução para a incompatibilidade no site do desenvolvedor do aplicativo.

win7_advisor_02.jpg

E seu PC, é compatível como o Windows 7? Deixe um comentário informando sua configuração e o que o Upgrade Advisor conclui da análise.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail