Home > Notícias

Desenvolvedor roda o Windows 95 em um smartphone Android

Processo publicado no fórum XDA-Developers também permite emular sistemas operacionais Linux e Windows 98 ou XP no HTC Evo 3D

PC World/EUA

01/02/2012 às 12h05

Foto:

Você tem um smartphone cheio de aplicativos e recursos especiais? Ou sente falta dos tempos em que as coisas eram mais simples? Se for o caso, um desenvolvedor conseguiu trazer sistemas operacionais daqueles bons e velhos tempos para aparelhos Android.

O membro do fórum XDA-Developers chamado “mnomaanw” compartilhou um modo de rodar Linux e versões antigas do Windows em um smartphone com o Android Gingerbread (um HTC EVO 3D). O método é baseado no Bochs, um aplicativo que permite emular um PC completo no smartphone, e torna possível rodar o Linux, Windows 95, 98 e XP, entre outros, permitindo uma experiência "desktop" em seu dispositivo.

Fazer um sistema antigo funcionar em aparelho de 2011 é um processo simples: você instalar um app (o Bochs), copiar alguns arquivos para o cartão SD e então rodar o emulador. Feito isso, deixe o arquivo inicializar e o processo estará completo em pouco tempo. Um membro do fórum XDA disse que conseguiu fazer o processo em  apenas 17 segundos

Com o boot feito, você verá o sistema rodando como nos velhos tempos. O Windows 95 roda bem no aparelho. Os botões e a tela sensível ao toque podem ser usados para funções básicas, e o cartão SD funciona como a pasta Meu Computador. A saída HDMI do HTC Evo 3D também pode oferecer uma diversão extra: que tal jogar os clássicos Paciência e Campo Minado na TV da sala?

Se você quiser tentar, o fórum XDA oferece detalhes sobre o processo, em inglês. Os membros do XDA também buscam uma forma de aplicar o processo em outros aparelhos Android, incluindo o Kindle Fire. Se você for tentar, não esqueça de fazer um backup do seu smartphone e lembre-se de que o procedimento é por sua conta e risco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail