Home > Notícias

Desenvolvedora do Firefox anuncia aplicativo para iPhone

A Mozilla apresentou planos para um aplicativo que poderá sincronizar dados de navegação, como histórico e favoritos, entre o Firefox para desktops e o iPhone

IDG News Service

27/05/2010 às 12h44

Foto:

A desenvolvedora Mozilla anunciou planos para lançar um aplicativo gratuito para o iPhone que permitirá aos usuários acessar a maioria dos seus dados do navegador Firefox no iPhone. 

Chamado de Firefox Home, o software dará acesso a informações como registro de sites acessados e favoritos do navegador Firefox. O Home também fará a sincronização de abas abertas do Firefox no desktop para o iPhone, dando um acesso instantâneo a paginas importantes.

O aplicativo ainda não tem data de lançamento, mas a Mozilla disse que planeja enviar o Home para a Apple em junho, para que a empresa o aprove ou rejeite. O Firefox Home será desenvolvido para iPhone e iPod Touch, mas a Mozilla não anunciou nenhum plano para o iPad.

Não é o Firefox
O Firefox Home parece uma ferramenta útil para os usuários do navegador que querem sincronizar seus dados com o iPhone. Ele permitirá visualizar páginas da web dentro do aplicativo, mas ele não será um navegador independente como o Opera Mini. Segundo a Mozilla, a Apple proíbe que aplicativos de terceiros utilizem seus próprios motores de renderização e interpretadores de JavaScript. Ao invés disso, os aplicativos precisam utilizar a tecnologia do iPhone para esses processos, o que significa que a tecnologia do Firefox não pode ser utilizada no iPhone. A Opera conseguiu contornar esse problema renderizando as páginas em servidores remotos e transferindo o resultado para o iPhone.

O aplicativo também terá apenas um canal: você poderá enviar seus dados do desktop para o iPhone, mas não poderá enviar informações sobre a navegação no iPhone para o Firefox de seu computador. 

Não terá gerenciamento de senhas
O aplicativo da Mozilla também não terá nenhum recurso para administração de senhas, mesmo contando com proteção de criptografia para enviar os dados. Em outras palavras, suas informações estarão seguras, mas você não poderá exportar senhas salvas para o iPhone de serviços como e-mail, redes sociais ou serviços financeiros.

O aplicativo para o iPhone é parte de um plano mais amplo da Mozilla de integrar recursos de sincronização multiplataforma para os usuários do Firefox por meio do Firefox Sync – antigamente conhecido como Weave. Atualmente, o Sync está disponível como complemento para o navegador, mas a Mozilla afirma que o recurso já evoluiu e será incorporado na próxima versão do Firefox.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail