Home > Notícias

Desenvolvedores anunciam um “fork” do Mandriva Linux

Mageia nasce da insatisfação de ex-funcionários com decisões tomadas pela Mandriva SA

Rafael Rigues

20/09/2010 às 12h48

Foto:

Insatisfeitos com o futuro do Mandriva Linux após decisões tomadas pela Mandriva SA, empresa que governa seu desenvolvimento, vários desenvolvedores que trabalhavam na distribuição resolveram se unir e criar um "fork" do sistema operacional. Nasce o "Mageia".

O Mandriva Linux era resultado da fusão em  2005 de duas distribuições Linux mais antigas: Mandrake Linux, desenvolvida pela francesa MandrakeSoft, e Conectiva Linux, desenvolvida pela brasileira Conectiva. 

A decisão de criar um "fork", ou seja, um novo sistema operacional a partir do código-fonte do Mandriva Linux foi tomada após a liquidação da Edge-IT, empresa subsidiária da Mandriva SA, para a qual trabalhava a maior parte dos desenvolvedores.

Em comunicado (http://mageia.org/pt-br/) publicado em vários idiomas no site oficial do novo projeto, eles declaram: "[...] não confiamos mais nos planos da Mandriva SA e não acreditamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um porto seguro para tal projeto". Segundo eles, o Mageia "é um projeto da comunidade: ele não vai depender do destino de uma empresa particular". Seu desenvolvimento será governado por uma organização sem fins lucrativos, gerida por um conselho formado por membros da comunidade.

O comunicado também informa que o projeto busca hardware para hospedagem de código, além de servidores e datacenters para abrigar a infraestrutura online, além de "desenvolvedores, colaboradores, tradutores e testadores" dispostos a contribuir no desenvolvimento. Uma lista de discussão e vários canais de IRC já foram criados para que os interessados possam se reunir e trocar idéias.

Ainda não há informações sobre ciclo de lançamento ou metas para a primeira versão do Mageia. Mais informações sobre o projeto serão divulgadas em seu site oficial, em www.mageia.org.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail