Home > Notícias

Desenvolvedores criam pacote “pague o quanto quiser” de jogos para PC

Games são produções independentes premiadas, e usuário decide como dividir a renda entre desenvolvedores e instituições de caridade

Dave Rudden

06/05/2010 às 15h51

Foto:

Cinco dos mais admirados jogos desenvolvidos por estúdios independentes nos últimos anos, incluindo World of Goo, estão sendo combinados em um pacote chamado "The Humble Indie Games Bundle" (algo como: "O Humilde Pacote de Jogos Independentes") que permite aos compradores decidir quanto quer pagar e distribuir o valor entre duas instituições de caridade e os desenvolvedores como bem entender.

Mais e mais empresas estão instalando sistemas draconianos de proteção anticópia (DRM) em jogos para PC porque acreditam que os jogos estão sendo compartilhados ou roubados em níveis inaceitáveis. Talvez por isso seja tão bom ver o método de distribuição escolhido pelos desenvolvedores que contribuiram para o Humble Games Budle, em destaque no vídeo acima.

Os desenvolvedores de World of Goo (2D Boy), Penumbra: Overture (Frictional Games), Gish (Criptic Sea), Lugaru (Wolfire Games) e Aquaria HD (Bit Blot Games) estáo colocando seus jogos - que normalmente custariam US$ 80 se comprados separadamente - à venda online e dando ao consumidor um nível de escolha sem precedentes.

Ele não só tem a chance de escolher o preço que quiser para o pacote (exceto zero), mas também pode definir como o valor será distribuído. É possível dividí-lo igualmente entre duas instituições de caridade - Child's Play e a Electronic Frontier Foundation - e os cinco desenvolvedores, ou decidir exatamente quanto irá para cada um. 

A iniciativa, válida pelos próximos cinco dias, já arrecadou mais de US$ 380 mil. Ainda não sabemos se a maior parte deste irá para os desenvolvedores ou para caridade, mas podemos ter certeza de que ela já está criando uma mudança positiva no mercado de jogos para computador.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail