Home > Notícias

Desenvolvedores de aplicativos preferem iOS ao Android

Pesquisa da IDC e Appcelerator aponta que 53% dos criadores de aplicativos pensam que sistema da Apple está melhor posicionado para empresas. Windows 8 é bem visto.

Infoworld / EUA

24/07/2012 às 15h43

Foto:

O iOS registrou uma vantagem substancial sobre o rival Android quanto a preferência dos desenvolvedores para criar aplicativos corporativos mobile, de acordo com uma pesquisa feita em conjunto pela Appcelerator e pela consultoria IDC.

O levantamento, do segundo trimestre deste ano, que entrevistou 3.600 desenvolvedores que utilizam as ferramentas de desenvolvimento móvel Titanium da Appcelerator, descobriu que 70% dos entrevistados estão criando aplicativos para um público corporativo. Mais da metade deles (53%) acreditam que a Apple está melhor posicionada para as empresas, contra “apenas” 37% que acreditam que o sistema da Google ocupa essa dianteira. Esse é um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando as duas plataformas estavam empatadas com 44%.

“O iOS está basicamente muito bem posicionado no mercado corporativo, de acordo com nossos desenvolvedores”, afirmou o diretor de estratégia para empresas da Appcelerator, Michael King. A Apple deixou o Android para atrás em segurança e gerenciamento, com o iOS oferecendo uma medida de controle para os aplicativos chegarem aos aparelhos, afirmou King. A empresa também conquistou os desenvolvedores corporativos com apps de produtividade e aplicativos complexos criados em SAP chegando aos iPhone e iPads, completou. 

O relatório também mostra estabilidade para o Android, com 69% dos entrevistados se mostrando muito interessados em criar aplicativos para a plataforma. O número estava caindo repetidamente desde o auge de 88% há vários trimestres. Para ter uma ideia, no trimestre passado 67% dos entrevistados afirmaram ter muito interesse em desenvolver para o sistema mobile da Google. 

No geral, 63% dos desenvolvedores disseram que acham o fato de precisar desenvolver para diversos sistemas móveis, como iOS, Android e Windows Phone, ser a maior chatice que enfrentam, afirmou King.

Os desenvolvedores também se mostraram otimistas, mas cautelosos, sobre o ainda inédito Windows 8, que traz a interface Metro UI feita para tablets. Isso porque 68% deles estão interessados em criar para o novo sistema da Microsoft e acham o Metro interessante, aponta a pesquisa. Além disso, apenas 33% afirmou ter interesse no desenvolvimento de aplicativos para tablets com Windows 8, como os recém-anunciados Surface, da Microsoft.

O sistema móvel atual da Microsoft, o Windows Phone 7, não se saiu bem na pesquisa, que mostrou um interesse cada vez menor os aparelhos com esse software. O número de desenvolvedores “muito interessados” nesses smartphones caiu de 37% para 25% entre o primeiro e segundo trimestres deste ano.

Também vale notar que o desenvolvimento de aplicativos para a nuvem está “pegando”, com 64,2% dos desenvolvedores afirmando que planejam implementar serviços móveis na nuvem em seus aplicativos durante o próximo ano. Os principais serviços incluem notificações por push, redes sociais, administração de usuário, fotos, e atualizações de status.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail