Home > Notícias

Desenvolvedores reclamam que “é muito cedo” para outra versão do Android

Jelly Bean deve ser lançada em setembro, mas profissionais ainda estão preocupados com a versão, a Ice Cram Sandwich. Eles reclamam da fragmentação do SO

Paul Krill, da InforWorld/US

18/05/2012 às 13h21

Foto:

Informações ainda não confirmadas pela Google sugerem que o próximo Android, o Jelly Bean, será lançado em setembro, e ganhará recursos como integração com o navegador Chrome, maior segurança para empresas, melhor gerenciamento de energia e até mesmo suporte a dual-booting, o que permitiria ter no esmo aparelho o SO da Google e o Windows 8.

No entanto, desenvolvedores da plataforma afirmaram esta semana, durante o evento AnDevCon, realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, que ainda estão muito ocupados com a atual versão do sistema, a Ice Cream Sandwich, para voltar seus esforços para a próxima. “Você tem de lidar com o que está disponível no momento”, disse Chris Morris, profissional do Weather Channel.

O Jelly Bean parece interessante, comentou Michael Luongo, desenvolvedor especializado em compartilhamento de conteúdo na empresa TechSmith. Ele, porém, está há seis meses trabalhando com o Ice Cream Sandwich. “Todas as pessoas que eu conheço pensam em monetizar seus aplicativos só agora”, disse, tentando justificar por que o novo Android ainda não conseguiu atrair a atenção da comunidade.

David Mathisen, da Allegiance Software, e Teresa Jiminez Arreola, da France Telecom R&D, vão na mesma direção. Nenhum dos dois pretende reduzir o ritmo para esperar pela próxima atualização. “Só quero ter certeza de que todos os usuários com um smartphone Android conseguirão usar meu aplicativo”, afirmou Mathisen.

Arreola lembra que a fragmentação do Android, de fato, é um problema. “Às vezes você precisa implantar diferentes ferramentas para fazer com que um programa rode em diferentes versões. Atualmente quatro são utilizadas: a 2.2 “Froyo”. A 2.3 “Gingerbread”, a 3.0 "Honeycomb” e, enfim a 4.0 "Ice Cream Sandwich”. A migração para esta última, que veio para unificar os modelos adotados em smartphone e tablets, tem sido bastante devagar.

No próximo mês será realizado o evento Google I/O, organizado pela própria gigante e que tem os desenvolvedores como público-alvo. Será uma ótima oportunidade antecipar o que, afinal, o “Jelly Bean” deve oferecer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail