Home > Notícias

Desenvolvedores têm boas oportunidades no mercado de TV digital

Gerente de operações da Rede Globo, Carlos Fini, acredita que tecnologia criará uma série de novas aplicações no mercado.

Rodrigo Afonso, repórter do COMPUTERWORLD

14/05/2009 às 16h21

Foto:

Além de melhoria na qualidade de imagem e interatividade do espectador em relação ao conteúdo que é transmitido, a TV digital quebra o paradigma em áudio e vídeo. Quando chegarem middlewares mais avançados ao mercado, o usuário da TV poderá interagir com diversos tipos de aplicativos, movimento que está sendo observado de perto por setores como o financeiro (bancos) e varejo, entre outros.

Nesse contexto, os desenvolvedores Java terão amplas oportunidades de programar e produzir conteúdo para a TV digital. Diferentemente da telefonia celular atual, onde o único cliente dos desenvolvedores são as operadoras, nos sistemas para TV haverá um campo muito mais amplo, formado por um grande número de emissoras de diversos portes, afiliadas das grandes redes, empresas de publicidade e todos os outros setores que se interessarem no lançamento de aplicativos.

Todo esse cenário, no entanto, depende das regulamentações governamentais a respeito deste novo modelo de televisão. As leis que regulam as concessões de TV ainda consideram o modelo antigo e não se sabe exatamente como as emissoras poderão explorar múltiplos canais e que tipo de conteúdo poderão expôr.

Segundo Carlos Fini, gerente de operações da Rede Globo, o mercado ainda depende do modelo de negócios adotado por cada empresa de televisão. “Com a TV digital, o setor deve seguir em um caminho no qual existirá um grande volume de produções independentes, entre conteúdos de áudio/vídeo e aplicações”, afirma.

A exploração dos canais paralelos é também uma provável tendência por conta do público limitado das televisões. “Você pode ter cinco canais para estabelecer a multi-programação, mas o público não vai aumentar, apenas será pulverizado. Certamente os outros tipos de conteúdos ganharão bastante relevo”, ressalta.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail