Home > Notícias

Desenvolvimento de game para console pode custar até US$ 28 milhões

Jogos casuais 'custam' menos e podem ser produzidos por cerca de 300 mil dólares, estima a analista Wanda Meloni.

Redaçãp da GamePro/EUA

13/01/2010 às 11h25

Foto:

Que jogos eletrônicos custam caro para serem desenvolvidos, isso ninguém duvida. Mas há casos que o valor investido pode ser realmente elevado. A analista da indústria de entretenimento interativo Wanda Meloni está investigando o mercado de games e, na busca dos altos e baixos de 2009, chegou a algumas conclusões surpreendentes.

Para gerações anteriores de videogames, os custos de desenvolvimento giravam entre 3 milhões e 5 milhões de dólares por plataforma. Atualmente, o preço médio de um jogo para uma plataforma gira em torno de 10 milhões de dólares. Mas lançamentos multiplataforma, revela Wanda, têm custo de desenvolvimento entre 18 milhões e 28 milhões de dólares.

Desenvolver jogos para iPhone, Facebook e outras redes sociais ou plataformas móveis exige menos investimento graças a custos de produção baixos. A analista diz que criar um título para uma rede social, por exemplo, fica em torno de 30 mil dólares, podendo chegar a 300 mil dólares em um ciclo de seis meses. Já games para o iPhone e celulares são mais baratos e exigem entre 5 mil dólares e 20 mil dólares e ficam prontos em um prazo médio de quatro meses.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail