Home > Notícias

Design do Moto 360 busca o “fator uau!”, diz Motorola

Mais de um século de tradição no design de relógios de pulso influenciou o formato e os materiais usados no aparelho, projetado para apelar ao grande público.

Jon Phillips, PCWorld EUA

19/03/2014 às 20h01

Moto360_Abre-435px.jpg
Foto:

O futuro smartwatch da Motorola, o Moto 360, foi projetado, acima de tudo, para apelo no mercado de massa. E para atingir este objetivo a Motorola teve de abraçar tendências tradicionais no design de relógios de pulso. Estamos falando de… círculos. A empresa diz ter se comprometido desde o começo com o uso de uma tela circular em seu relógio baseado na recém-anunciada plataforma Android Wear.

Esta foi a mensagem compartilhada por Jim Wicks, líder de design na Motorola, durante uma conferência via web nesta quarta-feira. Um relógio quadrado não iria despertar o interesse do grande público, disse ele. Os relógios quadrados “Não te dão aquele efeito “uau!”, e queremos atingir esta marca”, disse ele.

Moto360_JimWicks-580px
Jim Wicks

Portanto, o uso de uma tela circular foi um pré-requisito no design. A Motorola não queria “nadar contra a corrente cultural” do mercado tradicional de relógios de pulso, 85% dos quais tem mostradores circulares. Daí o Moto 360. “Ao desenhar este relógio, sentimos que era importante não “desafiar a gravidade””, disse Wicks. “Você não quer ter de forçar os consumidores a mudar para usar sua tecnologia. Queremos fazer essa tecnologia se adequar a eles”.

Wicks mencionou brevemente os desafios impostos por uma tela circular, respondendo à uma pergunta sobre se a tela sacrifica a função em benefício da forma. “É o oposto”, disse ele. “Sendo circular, a tela do aparelho nos permite aproveitar ao máximo a superfície, criando um aparelho bastante confortável”, disse ele. “Se você pegar a mesma medida diagonal, cerca de 46 mm, e criar um aparelho quadrado, terá uma boa área mas os cantos irão pressionar contra os ossos do seu pulso”.

Moto360_Couro-350px
Moto 360 com a pulseira em couro. Segundo a Motorola, "vários estilos" estarão disponíveis

Em outras palavras: o Moto 360 é maior que um smartwatch quadrado, e isso ameniza o problema do “recorte” do conteúdo causado por uma tela circular. Como disse Wicks, a tela “cria bastante espaço vazio ao redor dos gráficos”, e isso suporta o objetivo principal do Android Wear, que é exibir informações que você possa ver de relance.

Durante uma entrevista de 20 minutos com a líder de mídia social da Motorola, Wicks também falou sobre o design do relógio. Ele elogiou a carcaça em aço inoxidável e a pulseira de couro (que poderá ser trocada, mais um passo rumo ao apelo junto ao grande público). Mas ao longo da conversa, falou pouco sobre especificações técnicas e recursos.

Mas descobrimos que o Moto 360 não terá uma câmera. “Não vemos isso como algo essencial ao que as pessoas querem neste wearable”, disse Wicks, complementando que com toda a informação contextual provida pelo Android Wear, adicionar uma câmera “não era a melhor idéia”.

Moto360_Analogico-580px

Moto 360 no modo relógio. Respeito à tradição

Wicks não mencionou detalhes sobre a autonomia de bateria, mas disse que “o gerenciamento de energia é algo que levamos muito a sério”, e que todas as técnicas que a Motorola aprendeu durante o desenvolvimento do Moto X serão aprimoradas e aplicadas no novo relógio.

Quando perguntado se o Moto 360 será à prova d´água, Wicks disse que os detalhes ainda serão divulgados, mas descreveu o aparelho como “resistente a água”. E os mais observadores estão corretos: o Moto 360 não tem uma porta USB. Wicks não comentou sobre como o relógio será recarregado, mas disse que “As pessoas não querem ver parafusos ou eletrônica exposta”.

A sessão de bate-papo terminou sem informações sobre perço ou detalhes do lançamento, mas Wicks informou que o Moto 360 irá funcionar com todos os smartphones Android que rodam a versão 4.3 ou mais recente do sistema operacional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail