Home > Notícias

Designer do iPhone conta seus segredos

Vice-presidente de design industrial da Apple, Jonathan Ive afirma que desenha mal, não gosta de apresentações e odeia os chamados focus groups

Macworld/Reino Unido

03/07/2009 às 11h33

Foto:

jonathaniveUma das pessoas mais importantes da Apple quando o assunto é novos produtos (atrás apenas de Steve Jobs), o  vice-presidente sênior de design industrial da Apple, Jonathan Ive, revelou alguns de seus segredos durante um evento que aconteceu esta semana no Royal College of Art em Londres, Inglaterra. Na oportunidade, Ive, que não gosta muito de entrevistas, recebeu o título de doutor honorário. No local estavam  mais de 700 respeitados designers.

Responsável pelo layout de produtos como o popular iPhone, ele admitiu que suas habilidades como desenhista são "horríveis" e que ele é um péssimo apresentador. Para completar, odeia os chamados focus groups, reuniões destinadas a conhecer as opiniões de usuários.

Ao falar sobre seu projetos, ele explicou que é "movido a protótipos"."Não consigo imaginar a criação de um design de produto sem fazer algo físico. Eu amo fazer protótipos. Nós vamos direto da idéia para o protótipo. Adoro criar objetos", destacou.

Durante o evento, Ive explicou o motivo de a Apple limitar seu leque de seus produtos. “Para fazer um produto muito bom é preciso ter foco, por isso é melhor ter poucos produtos”, disse.

O  correspondente da BBC Tecnologia, Rory Cellan-Jones, perguntou a Ive o que menos lhe agradava na primeira versão do iPhone. Ive fugiu da pergunta, mas afirmou que “todo designer nunca está totalmente satisfeito”.

Ive nasceu em Chingford, Inglaterra, em 1967, e ganhou vários prêmios por seus projetos inovadores, como os do PowerBook G4 de alumínio e titânio, MacBook, MacBook Pro monobloco, iPod e iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail