Home > Dicas

Destaque suas fotos com o iPad

Novo aparelho, com tela de cerca de 10 polegadas, possui apps para visualizar suas imagens de maneira flexível

Macworld / EUA

23/04/2010 às 16h01

Foto:

Se alguma vez você já andou com fotógrafos carregando iPhones, sabe que é apenas uma questão de tempo antes que eles comecem a passar os aparelhos uns para os outros, para se exibirem com seus álbuns de fotos. Eu mesmo costumava fazer isso, mas agora o iPhone fica no meu bolso e eu tiro um iPad da minha mochila. Minhas fotos e slideshows ficam ainda melhores no iPad de 9.7 polegadas, resolução de 1024-768, 132 pixels por polegadas e tela de LED com backlit.

Há um punhado de apps na App Store que irão ajudá-lo a exibir seu trabalho no iPad, com mais e mais sendo adicionados a cada dia. Mas eu descobri que eu posso fazer praticamente tudo que preciso usando o pacote do app Photos e a versão do Keynote (US$10) para iPad.

Coloque suas fotos no iPad

Num primeiro olhar rápido você pode achar o que app Photos do iPad é um simples pedaço de software. Mas como muitos aplicativos da Apple, ele é inesperadamente útil, especialmente se você enche o iPad com suas melhores fotos, sincronizando-o com o iPhoto ou Aperture em seu Mac conectado a uma rede.

A minha maneira favorita de fazer isso é criar um Smart Album no Aperture ou iPhoto que colete todas as imagens que recebam notas de quatro estrelas, e sincronizar esse Smart Album com o iPad. Quando eu inicio o app Photos no iPad, essa coleção de imagens aparece como um Album (quando você está visão Album).

A ordem que eu arranjo as imagens no Aperture ou iPhoto é a mesma como elas irão aparecer no Album do iPad. Dessa maneira eu consigo controlar como a apresentação vai fluir. Essa coleção é constantemente atualizada enquanto eu dou quatro estrelas de nota à imagens adicionais e sincronizo-as com o iPad.

150699-aperture-sync-itunes_original.jpg

Você pode sincronizar seu álbum do Aperture com o iPad utilizando o iTunes

Uma vez que você cria seu Álbum no Aperture, ele poderá ser sincronizado com o iPad por meio do iTunes. Também existem outras opções de sincronização, como trazer uma pessoa específica da sua coleção Faces, Library, ou Events do iPhoto. Como você irá usar essas opções vai depender da sua filosofia de usar o iPad como um aparelho de exibição. Pessoalmente, eu não quero “todas” as minhas fotos nele, apenas as minhas melhores. Mas você pode criar Smart Albums utilizando qualquer critério.  

Se você não é um usuário do iPhoto ou Aperture, você ainda pode importar fotos para o seu iPad. Na aba Photos para o seu iPad no iTunes, selecione a opção Others do menu Sync Photos From, e então vá até as imagens que deseja fazer upload. Ao selecionar uma pasta aparecerá uma lista das pastas armazenadas no iTunes, se houver alguma. Clique no botão transmissor Selected Folders, depois cheque as imagens pelas pastas que você deseja sincronizar.

Utilizando o app Photos
Uma vez que você tiver suas imagens carregadas no iPad, será possível utilizar o app Photos para mostrar o seu trabalho à outras pessoas. Aqui vão algumas dicas de navegação:

Visualização de Fotos

Quando você abre o app Photos pela primeira vez, você verá uma fileira de abas no alto da tela, na parte central. No mínimo você terá Photos, e se você adicionou alguma foto ou realizou sincronização com o Aperture ou iPhoto, você provavelmente também terá Albums, Places, Events e Faces.

A aba Photos mostra miniaturas de todas as imagens armazenadas em seu iPad. Se você quer enviar para alguém imagens do seu iPad, clique na seta no lado superior direito da interface do app Photos. Isso cria o modo de Seleção de Fotos. Para enviar fotos clique uma vez nas miniaturas da imagem que você quer enviar, e então aperte a tecla E-mail no lado superior esquerdo da interface. Infelizmente, você só pode enviar cinco fotos de cada vez.

Para contornar essa limitação, você pode selecionar quantas imagens quiser, então aperte o botão Cópia (localizado à direita do botão E-mail), e cole essas imagens diretamente no corpo de um e-mail. Aperte o botão Cancelar quando terminar.

Visualização de Álbuns

Se você sincronizou álbuns do iPhoto ou Aperture, você pode localizá-los clicando na aba Álbuns (ou nas abas Eventos ou Faces, se utilizáveis) no alto da tela do Photos. Cada álbum se parece com uma pilha de fotos, com a última imagem do álbum visível no topo. Ao clicar no álbum irão aparecer miniaturas apenas dessas imagens, juntamente com as mesmas funções de Slideshow e Edição presentes na tela Photos. 

Imagens Individuais

Quando você clica em uma miniatura, você cria uma versão em tela cheia dessa imagem. Clique uma vez para fazer a barra do menu desaparecer (ou aguarde alguns segundos para que suma sozinha). Você não está limitado para visualizar as fotos apenas no modo de tela cheia. Miniaturas do resto do álbum estão alinhadas em uma fila no alto da tela. Toque uma vez com um dedo em uma miniatura para ir diretamente para aquela imagem.

Dê um toque duplo com um dedo em qualquer área para dar um zoom naquele lugar. E dê um toque duplo para retornar ao modo de tela cheia. Se você quiser mudar para o modo miniatura, use dois dedos e toque uma vez em uma foto. Você pode copiar imagens, no modo miniatura ou tela cheia, segurando o dedo apertado em uma imagem até você ter o comando Cópia, então cole essa imagem em outro app do iPad, como Contatos.

Slideshows

Para criar um slideshow com suas fotos vá para a tela do app Photos ou selecione um álbum específico da tela Album. Toque o botão Slideshow na ponta do lado superior direto da tela. Um menu pop-up irá aparecer e lhe dará algumas opções para o seu slideshow. Você pode ligar a opção Tocar Música e escolher qualquer música da biblioteca do seu iPad.

Escolha na lista algum tipo de transição para ficar entre as imagens, como Dissolve ou Wipe, então dê um toque no botão Start Slideshow. Para interromper um slideshow a qualquer hora, toque em qualquer lugar da tela e irá parar na imagem atual.

Se você quer controlar quanto tempo cada imagem é exibida no slideshow, você tem de deixar o app Photos e ir para o aplicativo Settings (Configurações). Escolha Photos da lista de apps localizada no lado esquerdo, e você verá a opção Play Each Slide. Faça sua escolha e retorne para o app Photos.

150699-photos-on-ipad-lemons_original.jpg

Slideshow: escolha as imagens e curta a exibição

Atualização para o Keynote

Se você quer mais flexibilidade autoral para as apresentações de suas fotografias disponíveis no app Photos, dê uma olhada no Keynote para o iPad.

A melhor maneira de aprender a utilizar este app no iPad é visualizar o arquivo “Tap to Get Started with Keynote” que vem junto com o software. A Apple criou 20 slides que mostram tudo que você precisa saber para criar uma apresentação matadora. Você vai descobrir que possui mais transições disponíveis do que com o app Photos, além de poder adicionar texto, criar títulos para os slides, elementos animados, rodar imagens, sequências de imagens, e mais.

150699-keynote-photos-sample_original.jpg

 

Além de poder utilizar suas criações Keynotes no iPad, você pode transferi-las como arquivos .key ou .pdf. Existem duas maneiras simples de fazer isso. A primeira delas é exportar o arquivo do Keynote e então movê-lo para o Mac quando os dois aparelhos estiverem conectados. Vá para a tela My Presentations no Keynote e clique na seta no alto da tela. Escolha Export no menu pop-up, para depois escolher entre as opções Keynote ou PDF na caixa de diálogo Export Presentation. Agora conecte seu iPad no seu Mac e abra o iTunes. No iTunes, clique no ícone do iPad e vá para a aba Apps, desça a tela para File Sharing, clique em Keynote no submenu Apps, e você verá as apresentações que foram exportadas do iPad. Clique naquela que deseja transferir, então clique no botão Save To, e você poderá salvar a apresentação em qualquer lugar do seu Mac.

A segunda maneira é enviar os arquivos por e-mail do iPad. Mais uma vez, você começa na tela My Presentations do iPad e clica no botão de seta. Desta vez você vai escolher “Send via Mail” no menu pop-up. Você possui as mesmas opções de formato de antes. Escolhe aquela que você quer, e adicione-a como um anexo ao e-mail que aparecer na sua tela. Digite o endereço e clique Enviar.

150699-filesharinginitunes_original.jpg

Você pode compartilhar os arquivos Keynote entre o seu Mac e seu iPad de maneira fácil.

Você pode então trabalhar mais em sua apresentação utilizando o Keynote no Mac, ou salvando a apresentação em um formato diferente como um filme QuickTime. Uma vez que você pegar o jeito de mover os arquivos do iPad para o Mac (e vice-versa), você verá que possui uma extraordinária quantidade de flexibilidade para exibir conteúdo.

Com o conector opcional de Dock do iPad para o adaptador VGA, você pode mostrar suas apresentações em telas maiores, como TVs, projetores, ou quase tudo que é compatível com sinal VGA.

Agora, da próxima vez que alguém puxar um iPhone para mostrar suas fotos, você pode sacar seu iPad e lhes dar um show de verdade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail