Home > Notícias

Detalhes do chip Phenom II de seis núcleos vazam na internet

Primeiros três processadores terão velocidades de 3.2 GHz, 2.8 GHz e 2.6 GHz, segundo um relatório.

Sumner Lemon, do IDG News Service

01/04/2010 às 8h04

Foto:

Detalhes dos próximos processadores para desktop da AMD, a linha Phenom II X6, com chips de seis núcleos vazaram na internet, dando aos usuários um primeiro olhar sobre o que está por vir no fim deste mês.

A AMD revelou durante a Cebit, na Alemanha, no mês passado, ter planos de apresentar uma série de chips six-core para desktop, afirmando que eles estarão disponíveis durante o segundo trimestre. Só que detalhes sobre os chips, incluindo velocidades de clock e o tamanho do cache não tinham sido revelados.

No entanto, as cópias de quatro slides sobre a apresentação dos chips, marcados como "Confidencial - NDA necessário", referindo-se a um acordo de não divulgação, foram publicados online pelo site de tecnologia VR-Zone, sendo removidos posteriormente pelo site sem explicação.

A remoção dos slides da VR-Zone não impediu a propagação de informações online, como a publicação por outro site, o Softpedia. Os slides, que parecem ser autênticos, mostram os planos da AMD para iniciar a produção de três chips six-core chips em abril, com um quarto modelo para entrar em produção no terceiro trimestre.

phenon_II_x6
Reprodução do site Softpedia

Os primeiros três chips - o 1090T, 1055T e 1035T - terão velocidades de 3.2GHz, 2.8GHz e 2.6GHz, respectivamente, de acordo com os slides. No modo Turbo, os chips deverão correr ainda mais rápido, em 3.6 GHz, 3.3 GHz e 3.1 GHz. Todos os chips têm 9 MB de cache e são fabricados usando a tecnologia de 45 nanômetros. Nenhuma informação sobre preço foi dada.

O quarto chip é o 1075T, que roda a uma velocidade de 3GHz - ou 3,5 GHz no modo Turbo - e também tem 9 MB de cache.

Três dos quatro chips Phenom II X6 - o 1090T, 1075T e 1055T - têm um design térmico (TDP) para 125 watts, sugerindo que eles são projetados para PCs potentes, incluindo máquinas de jogos. O outro chip, o 1035T, tem um TDP de 95 watts.

Perguntada sobre as especificações, a AMD afirmou que elas não eram precisas. "Eu acho que você está se referindo a informação que vazou e um slide que não foi publicada pela AMD. Por isso, a AMD não pode confirmar com precisão os detalhes que você enviou", escreveu Jason Coates, porta-voz da AMD em um e -mail.

Independentemente das especificações exatas, os usuários vão ver em breve os PCs baseados em chips six-core, como o Phenom II X6 ou próximos modelos de seis núcleos de processadores da Intel,  da linha Gulftown. A empresa não deu um prazo para quando os chips Gulftown estarão disponíveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail