Home > Dicas

Saiba como resolver um bug de fonte no Mac OS X 10.6.7

Problema torna a exibição e impressão de um texto completamente ilegíveis; falha apareceu após update de segurança do sistema da Apple

Macworld / EUA

05/04/2011 às 19h03

Foto:

Como acontece ocasionalmente, uma atualização do Mac OS X lançada para acabar com determinados bugs acaba criando um problema totalmente novo nosistema. E foi isso o que aconteceu com o update Mac OS X 10.6.7. Esse é o sintoma: a exibição e impressão de um texto podem ser “misturadas” a ponto de ficarem completamente ilegíveis  (o problema não acontece com o anterior, Mac OS X 10.6.6.)

Veja abaixo uma imagem de um documento PDF aberto no programa Adobe Reader, mostrando o tipo de bug que você pode enfrentar:

dicafontmacos01.jpg

Problema para exibição e impressão de determinadas fontes acontece apenas no Mac OS X 10.6.7

Identificamos esse problema pela primeira vez ao navegar pelos fóruns de discussão da Apple. O bug tm sido assunto para vários outros sites, mais notavelmente o TidBITS (que possui uma boa discussão sobre a origem do problema).

Enquanto uma minoria de usuários Mac encontrarão esse bug e ficarão compreensivelmente irritados, a maioria de nós não chegará nem a tomar conhecimento de tal problema. Saiba a razão para isso:

- O problema só acontece se você está usando fontes OpenType PostScript. Até onde sabemos, o Mac OS X não instala nenhuma dessas fontes PostScript. No entanto, é provável que você as tenha se já instalou determinados programas de terceiros, especialmente aplicativos da Adobe. É possível descobrir exatamente quais fontes suas são OpenType PostScript ao rodar o FontBook e digitar 'OpenType PostScrip' na caixa de busca.

- O problema acontece principalmente com arquivos PDF – especialmente aqueles criados no sistema Mac OS X 10.6.7, como os feitos por meio do comando “Salvar como PDF...” em quase qualquer aplicativo.

- O bug só aparece em determinados aplicativos. A reportagem do TidBITS nota que ele acontece em “programas que dependem do mecanismo do Mac OS X para renderizar fontes; programas como o InDesign, que possuem seus próprios mecanismos de renderização, estão imunes.” Surpreendentemente, o problema não acontece no app Preview do próprio Mac OS X. No entanto, você vai encontrá-lo no Adobe Reader.

- Apesar de não termos conseguido reproduzir isso, alguns leitores relatam que um documento pode ser exibido corretamente e mesmo assim mostrar um “invalidfont error” (erro de fonte inválida) quando for impresso. Isso aconteceu mesmo quando o documento original não era um PDF, como ao imprimir a partir de programas como Word ou Pages. Não há como ter certeza, mas essa pode ser uma função da impressora .

dicafontmacos02.jpg

 Para não ser vítima do bug, basta evitar um dos pré-requisitos especificados acima

No geral, antes que você possa ser afetado por esse bug, será preciso usar uma opção de um subconjunto de fontes (OpenType PostScript), trabalhar com determinados tipos de arquivos (especialmente PDFs) e utilizar aplicativos específicos (como o Adobe Reader).

A Apple provavelmente consertará essa falha em uma atualização futura. Mas até lá a solução é evitar pelo menos um dos requisitos citados para o bug aparecer. Por exemplo, você pode mudar para uma fonte diferente (desde que a fonte escolhida anteriormente não seja essencial) ou utilizar o Preview em vez do Adobe Reader.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail