Home > Dicas

Deu pau no iTunes? Veja como lidar com uma mensagem chata de erro

Apesar de pequeno, bug é irritante e demanda cliques desnecessários; veja também o que Apple deveria mudar no sistema de updates

Macworld / EUA

27/12/2010 às 14h29

Foto:

Você tem um iPhone, iPod touch ou iPad, baixou aplicativos da App Store e procura updates regularmente a partir do iTunes no computador? Se as respostas anteriores foram positivas, é possivel que você enfrente um bug  muito irritante: ao clicar em Download All Free Updates na tela My App Updates, a mensagem “The information on this page is outdated” pode aparecer, quando, na verdade, as informações não estão desatualizadas.

 

Esse erro é mais uma inconveniência do que um problema sério. Se o usuário clicar no botão OK e selecionar novamente Download All Free Updates, as atualizações listadas serão baixadas e instaladas corretamente. Apesar de ser pequeno, é um bug que vale a pena consertar.

Os fóruns de discussão da Apple, há dois tópicos (um e dois) com dezenas de posts confirmando o erro. Há sugestões de algumas soluções em potencial, como apagar programas obsoletos (que não estão mais na App Store) da biblioteca do iTunes. Esse procedimento ajuda, mas não é solução garantida para o problema.

itunesapps01.jpg
Apesar de indicar que não há atualizações, os updates surgem ao repetir o processo

Erradicar esse bug é uma das coisas que a Apple deveria fazer para melhorar o processo de atualização de aplicativos para iOS no iTunes. Outras mudanças que gostaríamos que fossem incluídas:

1. Não “enterrar” o botão Check for Updates na base da tela de aplicativos. Por causa do frequente processo de atualizações, seria interessante colocar o comando em uma localização mais adequada. Deveria haver, pelo menos, um atalho de teclado para isso. Vale lembrar que há um comando “Check for Availavle Downloads” no menu Store, porém ele, na verdade, não verifica as atualizações.

 2. Adicionar uma notificação automática para updates. Depois de clicar em Check for Updates, caso haja atualizações disponíveis, o comando muda para “# Updates Available”. O iTunes deveria verificar essas informações automaticamente e exibir esses dados em um determinado intervalo de tempo.

O iTunes supostamente faz isso em um intervalo de tempo não especificado. Logo, esse espaço (do qual o usuário não possui nenhum controle) é mais longo do que se pode esperar antes de fazer a checagem manualmente.  Além disso, para aqueles que não monitoram o que está sendo atualizado, seria ótimo se houvesse uma opção para baixar automaticamente os apps atualizados (parecido com o que acontece com podcasts). Ao visitar novamente a página My App Updates, o iTunes indicaria quais aplicativos foram atualizados automaticamente.

 

3. Eliminar a mensagem desnecessária de “View Updates”. Após clicar em Check for Updates, caso as atualizações estejam disponíveis, uma mensagem aparece perguntando se o usuário gostaria de visualizar os updates. Por que essa janela é necessária? Claro que quero ver quais atualizações estão disponíveis – foi por isso que cliquei no botão Check for Updates, certo? Uma caixa com “Não exibir essa mensagem novamente” seria interessante.

 

itunesapps02.jpg
Desnecessário: o iTunes" pergunta" ao usuário duas vezes a mesma coisa

 

4. Exibir “o que há de novo nessa versão” em My App Updates. A página de Updates na tela da App Store no iPad exibe as modificações para todos os aplicativos listados; basta rolar a página caso precise ver todos. O iTunes do Mac deveria imitar esse design, em vez de pedir diversos cliques para exibir esses dados importantes para cada aplicativo atualizado.

5. Permitir aos usuários selecionarem mais de um update disponível – sem que seja preciso marcar todos. Atualmente, na tela My Updates no iTunes, as únicas opções oferecidas são baixar todas as atualizações em Download All Free Updates ou clicar em Get Update para cada app individualmente. Seria ótimo poder selecionar, por exemplo, sete e oito apps disponíveis e atualizar somente esses por enquanto.

 6. Adicionar uma opção para remover um app da lista My App Updates sem ter que atualizá-lo. Suponha que, por alguma razão, o usuário não queira instalar certa atualização; seria bom poder evitar lembretes repetindo que há uma nova versão disponível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail