Home > Dicas

Deu pau no Outlook? Calma, é provável que você consiga resolver

Não se espante se ao tentar abrir o cliente de e-mail no Windows encontrar uma mensagem de erro. Veja como resolver o problema.

Rick Broida, da PC WORLD/USA

05/11/2009 às 17h31

Foto:

Se ao iniciar o Outlook, como de costume, em vez de uma caixa de entrada abarrotada de e-mails você se deparar com a seguinte mensagem “Não é possível iniciar o Microsoft Outlook. Impossível abrir a janela do Outlook”, não se desespere (ainda!), mas você tem um problema. Por uma razão qualquer, o perfil de usuário do cliente de e-mail da Microsoft está corrompido e precisa ser corrigido.

Dependendo da maneira como você cuida dos seus dados, esse pode ser um problema menor. Caso tenha o bom e recomendado hábito de fazer backup de seus dados (de trabalho e pessoais) no PC, recuperar o que foi perdido será fácil, ainda que você precise seguir algumas instruções detalhadamente.

No Vista, abra o Painel de Controle e altere a visualização para modo de Exibição Clássico. Depis, clique em Correio. Se estiver no Windows XP, abra o Painel de Controle e, na coluna esquerda, certifique-se que está sendo exibido o modo de Exibição Clássico. Se não estiver, altere para este modo de visualização.

Clique em e-mail. Na janela que se abre, clique no botão Mostrar Perfis. Você deverá ver uma janela com o perfil Outlook. Clique nele e, em seguida, escolha o botão Copiar.

Dê um nome ao novo perfil e clique em OK. Clique no menu suspenso sempre usar esse perfil, escolha o Novo Perfil e clique em OK. Salvo algum problema mais grave, a partir disso, você irá acessar o Outlook com todos os seus e-mails, contatos e outros dados intactos.

Outlook_corrompido

Se isso não funcionar, mas você for uma pessoa zelosa e tiver o backup do seu correio eletrônico, basta restaurá-lo. Localize, em seu backup, o arquivo que tem a seguinte terminação .PST. Este é o arquivo de dados, com suas mensagens, agenda de compromissos e contados do Outlook. Ele deverá substituir o arquivo que está no seu HD.

O Outlook 2007 armazena seus arquivos .pst em diferentes locais, dependendo se você está usando o Vista ou XP. No Vista, você o encontrará em C: \Usuários\SeuNome\AppData\Local\Microsoft\Outlook, onde SeuNome é o seu nome de usuário do Windows. No XP, ele está normalmente em C: \Usuários\ SeuNome\Local Settings\Application Data\Microsoft\Outlook.

Claro, também há a possibilidades de o Outlook ter armazenado em um
local diferente, mas pelo menos é fácil de encontrá-lo: no próprio
Outlook, clique em Arquivo, Gerenciamento de Arquivo de Dados. Você
verá uma tela como a exibida abaixo. Procure pelos arquivos de dados
listados como arquivo .pst do Outlook. Ao lado (em Abrir Pasta) você verá a localização desse arquivo.

outlook_arquivos_350

Tela para acessar os Arquivos de Dados do Outlook

Para todos os outros arquivos do Outlook, no Vista, você os encontrará em C:\Usuários\SeuNome\AppData\Roaming\Microsoft\Outlook, e no XP eles estão em C:\Usuários\SeuNome\Application Data\Microsoft\Outlook.

Encontrando-o, feche o Outlook (se estiver aberto) e substitua o arquivo .PST pela cópia mais recente do backup. Abra o Outlook novamente e tudo estará igualzinho quando o backup foi realizado.

Caso não tenha backup, agora sim. Entre em desespero.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail