Home > Notícias

deviantART muro: uma ferramenta gratuita para desenhar e aprender

Aplicativo roda dentro do navegador e grava cada passo em um desenho, permitindo que você compartilhe todo o processo de criação com outros usuários.

Erez Zukerman, PCWorld EUA

11/07/2012 às 12h45

Foto:

Todo mundo desenha, ou rabisca. É um daqueles comportamentos humanos universais que manifestamos desde o jardim de infância, ou talvez seja um resíduo de nosso tempo nas cavernas. O deviantArt muro é uma ferramenta de desenho gratuita baseada no navegador que lhe convida a “rabiscar” online, e oferece alguns pincéis divertidos e uma forma inovadora de gravar e compartilhar seus trabalhos, e aprender com os trabalhos dos outros.

O muro é um fruto da deviantArt, uma das maiores e mais antigas comunidades online voltadas à arte, estabelecida em 2000. O muro foi lançado em 2010 e recentemente recebeu uma reforma completa. Não é necessário ter uma conta na deviantArt para usar o muro, mas ela é necessária (e gratuita) se você quiser salvar seus trabalhos. O programa não oferece tantos pincéis quanto concorrentes também baseados na web como o Psykopaint, mas faz algumas escolhas interessantes: por exemplo, o pincel básico não é um pincel comum (como no Microsoft Paint), mas um chamado Webink que torna fácil a tarefa de sombrear seus desenhos ao ligar as “pinceladas” com uma teia de finas linhas. É similar aos pincéis procedurais usados em outra ferramenta online gratuita para desenho, chamada Harmony.

O pincel Webink é um dos oito pincéis gratuitos inclusos com o muro. Os outros são Basic (Básico, o nome já diz tudo), Paintbrush (que na verdade simula um aerógrafo suave), Nightmare (similar ao Webink, porém mais agressivo), Drippy (com tinta escorrendo), Scattered (tinta espalhada), Sketch (rabisco) e Smoke (efeito esfumaçado). Este último é meu favorito, já que cria interessantes efeitos quando você move o mouse. Além dos pincéis gratuitos o muro tem doze pincéis pagos, divididos em três “pacotes”. Cada um custa 320 pontos do deviantArt, o que dá por volta de R$ 8 (US$ 4).

O deviantArt muro tem o selo “Works with Wacom” (Funciona com a Wacom), o que me inspirou a pegar minha mesa digitalizadora Intuos 5 e começar a rabiscar. O programa respondeu bem aos movimentos da caneta, e todos os pincéis funcionaram bem. O pincel Sketch (rabisco) foi muito divertido de usar, e realmente pareceu similar a um rascunho em papel. Mas o muro não é nenhum Corel Painter, e nada fez quando eu virei a caneta e tentei apagar algo com a “borracha” na outra ponta.

Mas o principal recurso do muro não é a ferramenta de desenho. É o “Redraw”, um recurso que grava cada traço do seu trabalho. Você pode compartilhar esta gravação com outros, para que eles possam ter uma idéia do processo e fluxo de trabalho e aprender com você, ou lhe dar dicas se você for o aprendiz.

deviantart_muro-360px.jpg
Com o muro, você pode acompanhar passo-a-passo como esse desenho foi feito

Um ótimo exemplo dos recursos do Redraw é uma obra chamada Sable, na qual o usuário “=tinkerpaws” desenhou um Ibex ricamente detalhado com alguns pássaros empoleirados em suas costas. Assistindo o “replay” do Redraw é possível ver exatamente como a obra foi criada. Artistas costumam compartilhar “screencasts” de seus trabalhos como vídeos no YouTube, mas isso requer o uso de software extra para gravação. Com o muro o gravador está embutido na ferramenta de desenho, e você não precisa se preocupar com ele enquanto trabalha. O único ponto negativo é que o Redraw não suporta narração de áudio ou anotações, então o artista não pode explicar as coisas enquanto trabalha.

O deviantArt muro não tenta ser um programa de desenho completo, mas sim uma simples ferramenta artística. Seu sistema de compartilhamento das obras é realmente inovador, e torna o processo de criação divertido e acessível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail