Home > Dicas

Dez alternativas para melhorar sua experiência no uso da internet

Além de navegadores alternativos, baixe também add-ons e plug-ins gratuitos para o Internet Explorer e Firefox.

Preston Gralla, da PC World/EUA

26/08/2009 às 10h46

add_on_ilustra150.jpg
Foto:

add_on_ilustra150.jpgSobre internet, duas coisas são fundamentais: não existe navegação web sem um browser e está cada vez mais difícil separar o acesso a trabalho daquele que visa entretenimento e lazer.

É muito provável que você utilize (ou que já tenha usado) alguma versão do Internet Explorer (Microsoft), do Firefox (Mozilla), do Chrome (Google) ou de qualquer outro programa navegador, mais ou menos conhecido. Você também deve utilizar algum aditivo que, em conjunto com o seu browser atual, lhe permite fazer alguma coisa a mais. Afinal, produtividade e facilidade de uso são os principais objetivos da maior parte dos internautas.

Para ampliar seus horizontes, selecionamos dez programas - todos gratuitos - que podem substituir seu navegador atual ou aprimorar as funcionalidades que ele já possua.

Leia também:
> Firefox 3: 15 add-ons que vale a pena conhecer
> Pacotes de produtividade baseados na web
> Perguntas e respostas sobre computação nas nuvens
> Existe alguma forma eficaz e segura para se fazer downloads?

Um novo browser
Com menções constantes sobre o Firefox, IE, Chrome e Safari (Apple), fica a sensação de que não existem outros browsers disponíveis. Mas eles existem sim. Selecionamos os três melhores, e que possuem ferramentas que os gigantes do mercado esqueceram de incluir neles.

1) Maxthon
Se você procura um navegador com absolutamente todas as funções possíveis disponíveis, então sua opção pode ser o browser Maxthon. Você pode criar atalhos com combinações de teclas para acessar uma URL. Também é possível criar grupos de abas, dividir as abas entre o browser e recombiná-las.

O software incorpora ainda um buscador de arquivos com download fácil de vídeos do Youtube e um bloco de notas pop-up, pronto para que você cole textos que queira salvar.

maxthon450.jpg

Destaque para uma funcionalidade que permite interagir com o navegador por meio de gestos feitos com o mouse; outra funciona muito bem para o preenchimento de formulários. O navegador tem recurso para captura de telas e uma ferramenta de buscas bacana - pode-se clicar nas abas para ver os resultados entre vários sites de busca. O modo CPU Saver do Maxthon exige o menos possível de seu processador. O lado ruim acaba ficando com a confusa interface. Mas se você procura por um browser repleto de funções, este download é o indicado.
> Faça o download do Maxthon

2) SlimBrowser
Este provavelmente é outro browser que você nunca ouvir falar – e que pode surpreendê-lo, embora não tenha tantas ferramentas quanto o Maxthon. Apesar disso, é muito rápido. Uma das características mais úteis do software é a possibilidade de criar um grupo com suas páginas favoritas e então abri-las de uma só vez.

O browser traz verificador ortográfico embutido, bloqueador de anúncios e uma função interessante para lidar com múltiplas abas: pode-se visualizar todas as páginas da web abertas em janelas separadas, na posição vertical ou horizontal, e movê-las e redimensioná-las.

slimbrowser450.jpg

O usuário irá encontra ainda um tradutor online e pode optar por ver os pop-ups bloqueados, caso queira.

Por ter tantas ferramentas, a interface do navegador tende a ficar muito poluída, mas como é personalizável, o usuário poderá modificá-la. O navegador também permite que você baixe e mude o tema do layout da página.
> Faça o download do SlimBrowser

3) Wyzo
Se você é daqueles que adoram fazer um download – e o faz o tempo todo – então o Wyzo pode ser seu navegador ideal. Este software, baseado no mesmo motor que turbina o Firefox, tem ótimas ferramentas para downloads e para quem vê com frequência vídeos e outras mídias.

A mais importante ferramenta do programa permite fazer downloads por meio do protocolo BitTorrent, sem a necessidade de um cliente BitTorrent. Embora não tenha todas as funcionalidades de softwares clientes dedicados, ainda assim é simples de usar.

wyzo450.jpg

O Wyzo acelera seus downloads, conectando o usuário a múltiplas fontes do(s) arquivo(s) desejado(s). Para os fãs de conteúdos multimídia, o browser inclui o plug-in Coollris, que facilita a busca e a visualização de fotos e vídeos sem precisar entrar no endereço propriamente dito. O browser também inclui a possibilidade de interagir com o navegador por meio de gestos feitos com o mouse.
> Faça o download Wyzo

Add-ons para Firefox
Uma das grandes vantagens do Firefox é a enorme quantidade de add-ons disponível. Selecionamos alguns de nossos add-ons favoritos.

1) CustomizeGoogle
Quantas vezes por dia você utiliza o Google para pesquisas? Acredite, embora seja uma ótima ferramenta, pode-se melhorá-lo ainda mais. Este add-on permite que você personalize o buscador como desejar. Para começar ele elimina os anúncios que aparecem nos resultados.

Ele também protege a privacidade do internauta ao bloquear os cookies do Google Analytics, tornando anônima sua identificação de usuário do Google e desativando o rastreador de cliques.

customizegoogle450.jpg

O usuário tem a opção de solicitar ao Google para conectar-se com o Wayback Machine, um site que arquiva versões antigas das páginas da web. Tanto nos resultados de imagens quanto na web, o programa adiciona links para o Ask.com, Wikipedia, Yahoo e outras fontes. Dá para personalizar o Gmail e ainda filtrar os resultados de buscas de outros sites que não se quer ver.
> Baixe o add-on CustomizeGoogle

2) List.it
Muitos internautas passam a maior do tempo trabalhado utilizando o navegador, seja para localizar uma informação, acessar dados de um cliente, usar o serviço de internet banking ou um aplicativo web qualquer. E, não raro, localizam um dado ou informação que gostariam de anotar. A solução é usar um pedaço de papel ou abrir o bloco de notas ou editor de textos.

Mas para quem usa o Firefox, o List.it é uma alternativa. Este add-on permite que você anote informações, ideias e frases enquanto ainda se está usando o browser. Para adicionar uma nota, basta clicar no ícone no canto inferior direito do navegador ou pressionar uma tecla de atalho. Um painel lateral irá surgir onde se pode digitar a anotação e salvá-la. O recurso permite navegar pelas notas já feitas e até realizar buscas.

listit450.jpg

Quem utiliza mais de um computador e possui o Firefox em todos eles, pode sincronizar as anotações entre esses PCs, mesmo que em plataformas diferentes como Windows, Linux ou Mac.
> Baixd o add-on List.it

3) NoScript
A internet é um lugar perigoso e quando menos se espera o usuário pode ser vítima de um ataque. Tecnologias como JavaScript, Java e Silverlight embora permitam às páginas da web oferecerem uma navegação e ferramentas sofisticadas, também  permitem que pessoas mal intencionadas ataquem o PC dos mais incautos.

Por padrão, o Firefox permite que todas essas tecnologias interativas rodem quando as encontra em páginas da web – ele não diferencia o útil do malicioso. E é ai que o NoScript entra em ação, ao bloquear essas e outras tecnologias de rodarem no PC do internauta, a menos que ele especifique quais sites podem fazer isso.

noscript450.jpg

Dessa maneira, o usuário seleciona apenas as ferramentas de sites em que confia e bloquear o acesso nos demais casos. Nestes casos, o NoScript emite uma notificação informando que um conteúdo foi bloqueado e pergunta se o usuário deseja liberá-lo ou não.

É possível ajustar as permissões para os scripts, mas isso exige conhecimentos técnicos um pouco mais avançados. O add-on protege o PC de outras ameaças, como contra ataques cruzados de scripts de sites, por exemplo.
> Baixe o add-on NoScript

4) Tab Scope
As abas do Firefox não possuem uma importante ferramenta: a possibilidade de visualizar thumbnails (miniaturas) de seus conteúdos quando se passa o mouse sobre elas - muito útil para quem normalmente possui um grande número de abas abertas. É aí que o Tab Scope entra em ação.

Com esse add-on, basta passar o cursor do mouse sobre qualquer aba e você verá um thumbnail dando uma visão geral da página. E ainda é possível interagir com a visualização do thumbnail, já que botões para voltar, avançar, atualizar e fechar a janela, e outro botão que dá zoom na página estão disponíveis.

tabscope450.jpg

Até links que estejam no thumbnail ficam acessíveis, o que fornece uma alternativa de navegação. Alguns recursos estão disponíveis: pode-se definir a aparência das abas e como elas devem se comportar, e definir o tamanho do thumbnail, nível de zoom, onde o thumbnail deve aparecer e qual deve ser o tempo entre o momento que se passa o cursor do mouse sobre a aba e a exibição do thumbnail.
> Baixe o add-on Tab Scope

Complementos para Internet Explorer
É inegável o esforço da comunidade de desenvolvedores para a oferta de add-ons para o navegador da Mozilla - eles são inúmeros, alguns muito bons, outros repetidos e muitos sem relevância. Mas o browser a Microsoft também possui bons complementos, ou plug-ins. Selecionamos dois deles que merecem destaque.

1) CloudBerry TweetIE
Quem é um usuário do Twitter e frequentemente envia links da web para sua página, vai achar este complemento bem útil e muito simples de usar. Após instalar e confirmar ao Internet Explorer que o programa é uma barra de ferramentas, ele aparecerá como um pequeno botão, que serve para fazer o login na conta do serviço de microblog.

Quando se localiza uma página web ou uma frase que deseja enviar para o Twitter, basta o usuário copiar o texto para a Caixa de texto – isso ocorre dentro do programa, e é possível enviar o link também. O conteúdo pode ser editado a enviado como um tweet.

cloudberry450.jpg

Os desenvolvedores também anunciam uma versão deste complemento para o Firefox, mas quando testamos o software se recusou a cooperar. Além disso, este add-on para Firefox está marcado como experimental, portanto ainda não recomendamos seu uso.
> Baixe o plug-in CloudBerry TweetIE

2) IESpell
Cada vez mais usuários realizam tarefas por meio do navegador em vez de digitar textos em um processador de texto. Isso acontece quando se usa um serviço de webmail ou ao postar um conteúdo em um blog ou preencher um formulário em uma página web.

O problema é que as chances de se cometer erros de grafia são enormes e uma boa parte dos navegadores para web não possui corretor ortográfico. Quem utiliza o Internet Explorer pode contar com o IESpell.

iespell450.jpg

Esse plug-in integra-se diretamente ao browser e rapidamente identifica qualquer erro de ortografia que houver na página. Inclui um dicionário e a opção de ignorar certas palavras.
> Baixe o plug-in ieSpell

Complementos para múltiplos browsers
Selecionamos um recurso adicional para aqueles usuários que utilizam mais de um navegador no dia a dia. Aliás, deixamos o melhor para o final - consideramos este o melhor utilitário para navegadores.

Xmarks
Este add-on ou plug-in é flexível: funciona em diversos browsers e multiplataforma. O Xmarks sincroniza todos os bookmarks do internauta entre os navegadores utilizados, não importa em qual computador estejam e nem que sistema operacional está sendo usado. (Quem estiver interessado apenas em sincronizar os bookmarks do Firefox, dê uma olhada no Mozilla Weave Sync. Se utiliza o Chrome, saiba como sincronizar com outros PCs.)

xmarks450.jpg

O Xmarks sincroniza ainda senhas de acesso e, como elas ficam armazenadas em um servidor na web, você não corre o risco de esquecê-las. Ah! Este complemento também fornece informações detalhadas sobre todos os sites que o internauta visita.
> Baixe o complemento Xmarks

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail