Home > Dicas

10 atalhos de teclado essenciais para o iTunes

Economize tempo com combinações de teclas que iniciam arquivos, criam playlists, trocam modos de exibição e muito mais

Macworld / EUA

24/01/2011 às 14h32

Foto:

Grande parte das aplicações permite ao usuário interagir e controlar o programa de diversas maneiras: ao clicar nos botões da tela, escolher itens no menu e utilizar o teclado. Usar os menus é provavelmente a maneira mais lenta de fazê-lo, contudo esse método não desafia sua memória; é preciso saber somente em que menu procurar pela função necessitada.

Clicar nos botões é fácil, porém requer que o usuário utilize o mouse ou trackpad para movimentar o cursor. Os atalhos de teclado são a maneira mais rápida de executar ações, desde que você se lembre das combinações. Aqui vão 10 atalhos que ajudam a economizar tempo no iTunes.

1. Barra de espaço
É provavelmente o atalho de teclado mais prático do iTunes. Se algum item estiver selecionado (música, vídeo, podcast e assim por diante), pressione a barra de espaço para começar a tocá-lo e novamente para interromper a reprodução.

2. Command+L

Enquanto ouve uma música, o usuário pode querer olhar sua biblioteca do iTunes ou navegar pela iTunes Store. Na hora de voltar para a lista de reprodução, são necessários alguns cliques para o usuário descobrir onde estava. Uma alternativa é pressionar Command+L, para que o iTunes leve ao item que estava tocando, seja na biblioteca, em uma playlist, no iTunes DJ ou em uma biblioteca compartilhada.

3. Command+B
Mostra ou oculta a coluna de navegação; esse recurso é uma ótima maneira de exibir os conteúdos das bibliotecas ou listas de reprodução.

4. Command+I
Ao “ripar” ou adicionar novos arquivos, é obtida uma forma digital dos mesmos, e o usuário pode precisar editar as tags dos arquivos. Command+I traz a janela de informações para uma ou mais faixas, dependendo se foram selecionados um ou mais arquivos. 

 

atalhositunes01.jpg

A janela de informações dá acesso a várias abas quando for inserir tags nos arquivos

5. Command+(de 1 a 7)
Ao observar a janela na imagem acima, note que há sete abas. Os atalhos Command+número para essa janela são muito práticos na hora de inserir tags nos arquivos. Basta pressionar a tecla Command e o número correspondente a cada aba: para acessar a primeira (Summary, por exemplo), pressione 1, 2 para Info, e assim por diante. Navegar através da abas fica mais rápido e preciso.

6. Command+P e Command+N
Ao colocar tags nos arquivos, e ter aberta a janela acima para as faixas individuais, talvez seja preciso mudar, por exemplo, o número das faixas. Na base da janela há os botões Previous e Next. Contudo, não é preciso utilizar o mouse para alcançar esses comandos; pressione Command+P para exibir a página anterior e Command+N para avançar para a próxima faixa.

7. Command+Shift+N
Serve se o usuário tiver selecionado várias faixas e quiser fazer uma lista de reprodução com as mesmas, para fazer essa combinação de teclas. A playlist é adicionada à barra lateral e o nome fica destacado para que o usuário possa mudá-lo. Isso pode ser feito com faixas contíguas (sequenciais) ou não contíguas. Para o segundo caso, segure a tecla Command e clique nas outras faixas para selecioná-las.

8. Command+Shift+M
O miniplayer do iTunes é uma janela pequena e discreta que pode ser ficar visível o tempo todo, permitindo  acesso aos controles básicos do iTunes. Para exibi-la, pressione Command+Shift+M. Para voltar ao tamanho normal, faça a mesma combinação de teclas. Vá para a janela grande para escolher qual música quer tocar e, então, troque para o miniplayer para ouvi-la enquanto trabalha.

 

atalhositunes02.jpg

O mini player, além de dar acesso aos controles de execução, pode ser configurado para ficar sempre visível

9. Command+Option+3, Command+Option+4, Command+Option+5 e Command+Option+6
Esses são quatro atalhos que permitem ao usuário alternar entre as diferentes exibições da janela do iTunes: List, álbum List, Grid e Cover Flow.

10. Command+T
Esse atalho liga o visualizador do iTunes, que exibe formas aleatórias enquanto a música toca. Pode ser que o usuário não queira utilizar isso o tempo todo, porém pode ser divertido para festas.

Por fim, um atalho bônus: Command+Q, que encerra o iTunes (e quase todos os outros aplicativos).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail