Home > Dicas

Dez coisas bacanas do iPhone 3.0 que pouca gente conhece

O novo sistema operacional possui muito mais novidades do que você pode imaginar. Confira esta pequena seleção.

Daniel Ionescu, da PC World/EUA

09/07/2009 às 16h26

Foto:

Quase um mês após a liberação do sistema 3.0 para iPhone e iPod touch, muita gente ainda não conhece boa parte dos novos recursos oferecidos por ele. Há quem pense que as únicas mudanças que ele trouxe são a função selecionar, copiar e colar, e a busca universal Spotlight - recursos, aliás, muito úteis.

O que você verá a seguir são funcionalidades - selecionamos dez delas - que talvez ainda não tenha descoberto, mas que vale a pena conhecer.

iphone-30.jpg
iPhone 3.0: muito mais que copiar e colar

Ajuste na velocidade de exploração de uma músicas
Nas versões anteriores do sistema operacional, quando uma música é reproduzida, os usuários têm a função de avançá-la ou retrocedê-la, mas sem controle da velocidade com que isso era feito. Com o iPhone OS 3.0, pode-se navegar em na faixa que está sendo tocada em diferentes velocidades. Coloque seu dedo sobre a bolinha indicadora do andamento da música, segure e arraste-o para baixo ou para cima para mudar a velocidade de navegação. Depois, leve o dedo para a direita ou para esquerda para navegar na velocidade definida.

iphone_reprod_tela.JPG

Caracteres especiais
O teclado recebeu alguns caracteres extras quando o usuário mantém pressionadas algumas teclas. Por exemplo, clique e segure a tecla "." (ponto) e verá surgir a opção "...” (reticências). Há novidades também no "-", nos numerais, no "?", "!" e muito mais.

caracteres-iphone.jpg

Mais formas de acesso ao Spotlight
A função de busca que pesquisa seus contatos, aplicativos e compromissos pode ser ativada de diferentes modos. Na tela inicial do iPhone deslize seu dedo para a direita e a busca irá aparecer. Se preferir aperte o botão Home na tela inicial do iPhone a função também será ativada.

iphone_spotlight_tela.JPG

Cite fragmentos na resposta de um e-mail
Com o sistema 3.0 você poderá responder um e-mail com apenas uma citação da mensagem original. Para isso selecione o conteúdo que você deseja responder (assim como copiar e colar) e em seguida clique no botão “responder”. A parte que você havia selecionado irá aparecer abaixo de sua assinatura na mensagem.

Remover textos individuais numa conversação
Um problema existente nas versões 2.x do sistema operacional do iPhone era a impossibilidade de apagar uma única mensagem de texto de uma conversa: ou se apagava a conversação toda ou nada. Com o OS 3.0 foi adicionado um botão Editar no canto superior direito de cada mensagem que permite a remoção das mensagens separadamente.

iphone_sms_tela.JPG

Abrir links em tabs no Safari
O Safari agora é um navegador com abas. Você pode abrir várias janelas do navegador em uma única janela. Se você apertar e segurar sobre algum link na página da web, a opção “abrir em uma nova página” (que abrirá numa tab).

tab-iphone.jpg

Forçar saída de aplicativos travados
Pelo fato do botão Home agora ter múltiplas funcionalidades ele não mais forçará o fechamento obrigatório de aplicativos sem resposta. Para obrigar o fechamento de um aplicativo, basta pressionar o botão de ligar até a janela com a opção para desligar o iPhone aparecer. Então aperte o botão Home e o aplicativo irá fechar.

Sacuda o iPhone para undo
Se você está digitando um e-mail ou uma mensagem de texto e comete algum erro, sacuda o iPhone para exibir da opção "Desfazer Digitação". Simples, não? Chacoalhe  novamente e a opção Refazer Digitação será exibida.

iphone_undo_tela.JPG

Crie ou modifique sua conta da App Store pelo iPhone
Se você ainda não tiver uma conta na iTunes Store, você pode criá-la utilizando seu iPhone ou iPod touch. Você terá que entrar nas configurações do iPhone e escolher a opção Loja.

iphone_loja_tela.JPG

Número ilimitado de Aplicativos
Com o sistema 3.0 não há mais limite de instalação de aplicativos no iPhone desde que você possua memória para isso. O número de páginas para a organização dos aplicativos aumentou de nove para 11, suportando 176 programas instalados. Se mais aplicativos forem instalados, eles só serão visíveis pelo recurso de busca Spotlight.

Depois dessa lista de novidades, existe ainda algo que está faltando? Confira a nossa lista de desejos para a próxima geração do iPhone 4.0.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail