Home > Dicas

Dez downloads essenciais para quem já tem o Windows 7

Estes aplicativos, na maioria gratuitos, irão proporcionar uma experiência com o novo sistema operacional ainda melhor

Jeff Bertolucci, da PC World/EUA

03/11/2009 às 16h43

10-downloads-150.jpg
Foto:

10-downloads-150.jpgO Windows 7 pode ser recente, mas isso não impede que você possa encontrar ferramentas baratas ou gratuitas para melhorar suas configurações, complementar suas características ou facilitar o upgrade a partir do Windows XP ou do Vista.

Atenção leitor: antes de executar qualquer programa em
seu computador, principalmente os que fazem alterações no Registro do
Windows ou modifiquem informações em seu HD, lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.

Microsoft Security Essentials
Assim como seus antecessores, o Windows 7 não fornece uma proteção
embutida contra malwares, como vírus e spywares (e nem possui firewall
também). Se quiser o usuário pode optar pelos serviços de segurança
pagos da McAfee ou Symantec.

securityessentials.jpg

Mas quem é usuário de um sistema operacional Windows original pode
obter a mesma proteção, porém gratuitamente. O pacote de segurança
Microsoft Security Essentials oferece uma sólida proteção para PCs
domésticos e é gratuito. Mas se preferir há outras opções gratuitas de terceiros disponível para download.

Leia também:
> Especial: tudo sobre Windows 7
> Utilitário gratuito dá uma ajuda e tanto para o firewall do Windows 7
> Como instalar o Windows 7 em um netbook a partir de um pendrive

Ninite

Os mais determinados a fazer um upgrade do XP para o Windows 7 sabem que terão um processo chato pela frente, que inclui entre outras coisas, a necessidade de reinstalar todos os aplicativos.

ninite.jpg

Mas em vez deste processo doloroso, você pode optar por baixar todos os seus programas gratuitos e de código aberto de uma só vez, com o Ninite. Primeiro acesse o site do Ninite e escolha os programas que deseja (por exemplo: Firefox, iTunes e Skype).

Então baixe o Ninite, que irá instalar todos esses aplicativos novamente no seu PC, sem a introdução adicional de crapwares. O programa é gratuito e somente para uso pessoal.

Windows Live Photo Gallery
Para manter o Windows 7 em ordem – e evitar um sistema lento, como era o Vista – a Microsoft deixou de fora alguns utilitários. Um exemplo é o Photo Gallery, gerenciador e editor de imagens gratuito e fácil de usar.

photogallery.jpg

Vale um download, especialmente se você não estiver usando o Google Picasa para organizar suas fotos e vídeos.

Windows Easy Transfer
Se você está fazendo upgrade para o Windows 7, a partir do XP ou Vista, então dê uma especial atenção para este download gratuito, que ajuda a copiar arquivos e configurações de um PC para outro (o Windows Easy Transfer já vem embutido no Windows 7).

windowseasytransfer.jpg

A nova versão do Easy Transfer traz um explorador de arquivos, que simplifica a tarefa de selecionar arquivos específicos que se queira copiar. O programa não irá travar se passar por um arquivo ou configuração que não pode mover.

Além disso, o utilitário da Microsoft irá completar a transferência e então providenciar um relatório detalhado de tudo que não pode copiar. O lado negativo: o Easy Transfer não irá copiar seus programas e aplicativos, mas apenas os arquivos de usuários.

Para uma conexão de PC para PC, você irá precisar de um cabo Easy Transfer (cerca de 20 dólares). Outras opções de transferência incluem USB flash drive, disco rígido externo ou conexão de rede.

Ultimate Windows Tweaker v2
Esta ferramenta gratuita de customização consegue detectar se você está rodando o Windows 7 ou Vista, e oferece apenas as opções relativas ao seu sistema.

ultimatewindowstweaker.jpg

O programa oferece diversas opções de configurações para a Interface do Usuário, redes, segurança e ajustes do sistema. Se sua intenção é personalizar, então esta é a ferramenta ideal para você.

WinZip 14 Standard
Se o Windows 7 já possui um compactador de arquivos embutido, você deve estar se perguntando porque precisaria da nova versão do WinZip, correto? Se você raramente utiliza arquivos zip, provavelmente não irá precisar.

winzip400.jpg

Mas quem realmente usa esse tipo de arquivo irá agradecer pelas melhorias do WinZip 14, que simplificou o processo de zipagem no Windows 7. Esta última versão também oferece boas taxas de compressão. Esta versão custa 30 dólares, mas também pode ser baixada como Trial.

EnhanceMySe7en Free
O Windows 7 pode ser mais fácil de usar que o Vista e XP, mas as tarefas de diagnóstico e manutenção continuam complicadas. O EnhanceMySe7en é útil para qualquer um que queira fazer uma limpeza no sistema.

enhancemyse7en.jpg

Este utilitário gratuito convenientemente ajuda você a selecionar quais programas podem carregar durante a inicialização; permite que você monitore o desempenho do seu disco rígido; e também possibilita que realize alguns ajustes no Registro – se tiver conhecimento.

Image Resizer Powertoy Clone
Vai precisar redimensionar imagens no Windows 7? Então este utilitário irá facilitar o trabalho. Após instalar o programa, clique com o botão direito do mouse sobre uma ou mais imagens.

imageresizer.jpg

Você poderá selecionar uma entre quatro opções de tamanho: pequena (640 por 480 pixels), média (800 por 600 pixels), grande (1024 por 768 pixels), ou para PC de bolso (240 por 320 pixels). Mas você também pode criar tamanhos personalizados.

Systerac Tools for Windows 7
Este pacote com 16 ferramentas da Systerac tem tudo que você precisa para manter seu Windows 7 rodando facilmente. Você pode melhorar o desempenho e a aparência do Windows, otimizar a memória, limpar o disco rígido, cobrir seus rastros eliminando arquivos, entre outros.

systerac.jpg

A interface do programa é esteticamente atraente, bem organizada e intuitiva. A versão de 20 dólares para Windows 7 também roda no Vista.

Windows 7 Upgrade Advisor
Não faça o upgrade para o Windows 7 sem antes baixar este utilitário gratuito da própria Microsoft. O programa faz uma varredura do seu PC verificando se o mesmo está apto para receber o Windows 7.

upgradeadvisor.jpg

Se ele detectar qualquer problema em potencial – como memória insuficiente, hardware incompatível ou software desatualizado – você será informado através de um relatório.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail