Home > Dicas

Dez downloads gratuitos para usar no notebook

Tem ferramentas para sincronizar dados, monitorar a bateria, trabalhar com redes wireless, e aproveitar melhor o PC portátil.

Preston Gralla, PC World/EUA

26/11/2009 às 15h43

downloads-noteb-150.jpg
Foto:

downloads-noteb-150.jpgPossui um notebook ou netbook e quer tirar melhor proveito dele? Quem já não passou pela frustração de tentar manter dados e bookmarks em um portátil desses em sincronia com um desktop ou outros laptops?

Felizmente, existem ferramentas que fazem exatamente isso e outras para uma série de coisas bacanas. E o melhor é que muitas delas são gratuitas. Selecionamos os dez melhores downloads para resolver problemas de sincronização, carga da bateria, conexão Wi-Fi e até com lidar melhor com portas USB.

Ferramentas de sincronização
Se além de um notebook, você também possui um desktop, certamente precisa lidar com problemas como sincronizar pastas e arquivos entre eles. Se não for cuidadoso, acabará trabalhando em arquivos antigos em uma máquina e em versões mais recentes no outro computador.

Pior ainda pode ser ao copiar arquivos entre as máquinas, correndo o risco de sobrescrever um arquivo novo com uma versão mais antiga. Conheça alguns programinhas que irão dar uma força nessas situações, inclusive entre PCs e Macs.

Leia também: 
>> Erro em software expõe dados de clientes do HSBC
>> Google amplia busca personalizada para todos os usuários
>> Você pode ser o culpado por seu computador estar lento  
>> Problemas para instalar o Windows 7? Veja como resolver 
>> Erros comuns que se comete na vistualização de desktops
>> Conheça o menor desktop do mundo com rede Ethernet

SugarSync Free
Este software tem dupla função: além de sincronizar os dados, também realiza backups automáticos. Bem fácil de usar, oferece 2GB de espaço gratuito para backup online, utiliza pouca memória RAM e recursos do sistema, e funciona em Macs e PCs.

sugarsync.jpg

Basta instalar o software em seu computador e indicar quais pastas sincronizar. Se o computador ao qual deseja sincronizar não estiver online, os arquivos serão sincronizados quando o mesmo se conectar. E então o programa também realiza um backup desses dados online. Você pode compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas.

O programa também mantém online cópias das antigas versões de seus arquivos, caso necessite recuperar alguma informação. A versão gratuita do software irá sincronizar apenas dois computadores, e tem um limite de 2GB de armazenamento online. A versão paga permite a sincronização entre múltiplos PCs e oferece uma rápida velocidade de upload; os valores vão de 5 dólares a 25 dólares por mês.

Windows Live Sync
Mas e se você quiser sincronizar seu notebook com mais de um computador e não quer pagar pelas versões do SugarSync? Então dê uma chance ao Windows Live Sync. Com esta ferramenta você pode sincronizar pastas entre quantos computadores quiser e sem precisar pagar por isso. No entanto, este software não possui ferramenta de backup online e só sincroniza pastas de computador para computador.

windowslivesync.jpg

Mas usar este programa é mais fácil do que trabalhar com o SugarSync – o método de adicionar e remover pastas é bem mais simples. Já que terá de gerenciar tudo a partir de um website, você pode ajustar as opções de sincronização em um simples passo, em vez de múltiplos.

O Windows Live Sync também funciona com Macs e PCs. No entanto, não conseguimos fazer o software funcionar com o novo sistema operacional Mac OS X Snow Leopard.

Xmarks
Outro problema para quem possui além de um notebook, outro computador: como você mantém seus Favoritos e Bookmarks sincronizados entre suas máquinas? Marcar uma página no notebook e depois ter de marcá-la novamente em outro computador pode consumir muito tempo.

xmarks.jpg

O add-on Xmarks, para Firefox, resolve o problema. Ele sincroniza bookmarks entre múltiplos PCs, e também faz o mesmo entre browsers: você pode manter os bookmarks do Internet Explorer de um PC em sincronia com os do Firefox. A ferramenta funciona entre múltiplas plataformas como Windows, Mac e Linux.

O software era conhecido como Foxmarks; desde então os criadores atualizaram e inseriram funções adicionais, incluindo a habilidade de oferecer informação sobre sites quando realizar pesquisas. Esses extras são úteis, mas o melhor uso dele ainda é  a sincronização entre computadores.

Gerenciadores de bateria
Eis a grande inimiga dos usuários de notebooks. As baterias parecem nunca ter energia o suficiente e acabam muito rapidamente. Alguns desses downloads irão ajudá-lo a gerenciar a vida útil da bateria e também a mantê-la funcionando por mais tempo.

BattCursor
Você precisa terminar um trabalho e sua bateria está quase no fim. Com este programa você poderá acompanhar o tempo útil de bateria da sua máquina no cursor do mouse. E o aplicativo também pode exibir essa informação na sua área de trabalho.

battcursor.jpg

Pode-se mudar a cor e transparência do texto no cursor, dependendo do nível de energia. Por exemplo, você pode ajustar o programa a manter o texto transparente quando seu notebook estiver conectado diretamente na fonte, mas torná-lo visível se o portátil estiver desconectado.

BatteryBar
Quer checar a bateria, mas não gostou da ideia do cursor exibir essa informação? Uma alternativa é o BatteryBar, que exibe em sua barra de tarefas exatamente quanto de bateria já usou e quanto ainda resta. Você pode ajustar para que o programa exiba essas informações em porcentagem ou quantidade de tempo.

batterybar.jpg

Ao passar o cursor do mouse sobre o ícone do BatteryBar, você verá mais opções, como a capacidade da bateria, a taxa de descarregamento, resistência e qual a capacidade total que sua bateria tem, no que diz respeito ao tempo por carga completa.

Quando iniciar o programa pela primeira vez, terá a sensação de que ele não funciona direito. Você precisará configurar sua barra de tarefas para ver o aplicativo. Clique com o botão direito do mouse sobre a barra e selecione Barra de Ferramentas, Barra de Tarefas. Quando fizer isso, o programa irá aparecer.

Utilitários para redes wireless
Uma das vantagens de usar um notebook é a possibilidade de se conectar a uma rede sem fio quando estiver longe de casa ou do escritório. Mas encontrar tal conexão – e manter-se seguro quando estiver conectado – pode ser problemático.

Hotspot Shield
Quando você utiliza o notebook para conectar-se a um hotspot público, como um café ou aeroporto, você fica vulnerável no que diz respeito a segurança de sua máquina. Hackers podem invadir seu PC e roubar dados e senhas.

hotspotshield.jpg

Esse utilitário promete mantê-lo protegido, ao criptografar sua conexão quando estiver usando um hotspot, para que ninguém veja suas informações. O programa é fácil de usar. Basta instalá-lo, que o mesmo irá logar-se na rede virtual privada (VPN), que realiza a criptografia.

Mas valem algumas dicas antes da instalação: se não quiser que algumas barras de ferramentas sejam instaladas, atente-se durante o processo de instalação e desmarque essas opções. O mesmo vale se não quiser que sua ferramenta de buscas e página inicial mudem.

WeFi
Se você utiliza um notebook e é fã de redes sociais, você pode combiná-los com o WeFi. Esse programa não só encontra hotspots, mas também localiza pessoas as quais você pode se conectar. Após instalar o WeFi, o aplicativo lista hotspots próximos, com informações sobre cada um, como a capacidade do sinal e se a rede é criptografada.

Para se conectar, basta dar um duplo clique na rede desejada. Você também pode acessar uma página web que mostra um mapa de onde você está e exibe os pontos de acesso próximos. Para ver as pessoas que estão conectadas próximas a você, clique na aba People. Então você poderá ver mais informações sobre elas, e entrar em contato através do software.

wefi.jpg

O WeFi também inclui uma função que irá avisá-lo sobre qualquer risco de segurança durante a navegação. Mas se preferir pode optar por desativar esses alertas durante o processo de instalação, desmarcando a opção Include Wi-Fi Secure Browsing. Note também que este programa fará do WeFi Search sua página inicial, seu buscador principal e irá instalar uma barra de ferramentas.

Se não quiser esses extras, no processo de instalação, selecione Custom e desmarque essas opções. Além disso, o programa irá solicitar a instalação de outros softwares adicionais; por segurança, desmarque as opções também.

Programas para USB Flash Drives
Drives flash USB foram desenvolvidos para serem portáteis, como os notebooks. Mas eles podem ser problemáticos – como ter certeza de que seus dados estão seguros, se você perder seu drive? Veja como lidar com isso: .

PortableApps
Se o seu notebook ou netbook tem pouca capacidade de disco, você talvez não consiga instalar todos os seus aplicativos. Com o PortableApps, você terá um pacote gratuito de aplicações, como OpenOffice.org, utilitário antivírus, uma versão mais compacta do Firefox, entre outros. Além disso, você também terá um serviço de backup, e um menu para facilitar o acesso a todos esses programas.

portableapps.jpg

O programa tem duas versões, a Light que ocupa 150MB, e a Standard, mais completa, que consome 355MB. E você pode instalar esse pacote em seu flash drive e rodá-lo em qualquer lugar.

TrueCrypt
Ao mesmo tempo em que os drives USB são fáceis de usar e carregar, eles também são fáceis de serem perdidos. O que pode ser um problema se os seus arquivos são sigilosos ou pessoais.

O TrueCrypt faz um bom trabalho ao manter seus arquivos a salvo em situações como essa. Você pode usar diferentes opções de algoritmos de criptografia, incluindo os poderosos métodos 256-bit AES e 448-bit Blowfish.

truecyrpt.jpg

O programa não só irá criptografar os arquivos e pastas, mas também irá ocultá-los e somente você saberá que estão lá. Não é um programa muito intuitivo de usar, portanto leia com atenção as instruções.

USBDriveFresher
Quanto mais você utiliza um drive USB, mais arquivos em excesso ficam guardados por lá. Por exemplo, seu drive provavelmente possui alguns arquivos Thumbs.db antigos, que o Windows usa para exibir os thumbnails de suas imagens – mas se essas imagens não estão mais no seu drive, não há necessidade de manter esses arquivos .db.

usbdrivefresher.jpg

Você também poderá deparar com arquivos de nomes estranhos, e outros bits e partes estranhas que não tem nenhuma utilidade aparente. Este programa automaticamente limpa estas sujeiras para você. Basta executar o aplicativo e limpar os arquivos desnecessários. Você pode solicitar que o USBDriveFresher faça o trabalho automaticamente ou que você faça manualmente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail