Home > Notícias

Dez downloads para embelezar sua área de trabalho

Dê um tapa no visual de seu Windows com estes dez programas gratuitos – ou quase.

Fernando Petracioli, repórter da PC WORLD

08/05/2009 às 15h28

Desktop_Downloads_ilustra150.jpg
Foto:

Está cansado de olhar para a mesma tela todos os dias quando usa seu PC? Pois você tem razão. Assim como certas pessoas gostam de dar uma repaginada no ambiente de casa, outros sentem a necessidade de mexer na área de trabalho do PC de tempos em tempos.

Claro, reformar seu lar custa uma bela grana, mas mudar a tela de seu PC não custa tudo isso – e pode até sair de graça.

BumpTop
Este programa transforma sua área de trabalho numa sala virtual em 3D, onde você pode colocar ícones de atalhos não apenas no chão, mas também nas paredes do ‘aposento’. Você também pode empilhar vários objetos.

Se preferir, diga ao BumpTop para que organize tudo em pilhas automaticamente para você. Para visualizar tudo que estiver num mesmo monte, clique duas vezes e você verá todo conteúdo.

desktop_downloads_ilustra300.jpg

Com o BumpTop, você pode fazer buscas por objetos na área de trabalho. Além disso, você acessa uma série de widgets, incluindo um muito prático que faz upload de fotos para o Facebook assim que você arrasta o arquivo da foto para este widget.

Todo esse charme, no entanto, tem um preço. Seu PC vai funcionar nitidamente mais devagar com este programa. Em todo caso, é muito divertido para quem está cansado da mesmice na área de trabalho. Existe uma versão paga, com mais recursos por US$ 29 – mas a edição gratuita funciona suficientemente bem.

Fences
O Fences cria setores em sua área de trabalho, dividindo-a em áreas especializadas. Exemplos: Aplicativos, Links da web, Pastas, Itens recentes, Documentos. Assim, em vez de ter que ficar vasculhando no meio da zona de seus itens da área de trabalho, é só ir direto à área específica do que você procura.

fences.jpg

Você pode criar as suas próprias categorias, colocando os objetos que quiser nos setores que bem entender. É possível controlar a quantidade de zonas e o espaço que cada uma ocupa, além de ajustar as cores, brilho e transparência de cada uma delas.

E um recurso muito prático faz todos os ícones voltarem pro lugar certo clicando duas vezes na área de trabalho.

MagicTweak
O MagicTweak é uma boa opção para ajustar como o Windows funciona e sua aparência. Comece pelo menu Iniciar: você poderá esconder diversos itens do menu, incluindo Meu Computador e Documentos Recentes.

Você pode esconder até o Painel de Controle, se quiser. A ferramenta ainda permite desativar a função ‘arrastar e soltar’, além de configurar como o Windows Explorer funciona.

magic_tweak.jpg

E o utilitário não fica só nas aparências. Seus recursos de alterar como os componentes do Windows funcionam são ainda melhores. Entre outras opções, você pode fazer melhorias na segurança e nas conexões de rede.

MicroAngelo Toolset
Com ferramentas simples e intuitivas para criação de ícones e cursores, o MicroAngelo Toolset 6.0.2 é um verdadeiro canivete suiço de manipulação de ícones. O software inclui um editor de imagens com vários recursos, efeitos, filtros, rotação e muito mais.

Você poderá alterar os ícones existentes em seu computador ou criar outros totalmente novos. O software possui um navegador para visualizar o resultado do seu trabalho e ainda conta com 14 bibliotecas com muitos ícones para serem usados nas mais diversas situações.

Os ícones criados no aplicativo podem ser estáticos ou animados. Se você já é usuário do Windows Vista, o MicroAngelo Toolset oferece suporte para o novo sistema operacional da Microsoft.

MicroAngelo - tela

Real Desktop Light
Este utilitário gratuito não só melhora o visual de sua área de trabalho, como a transforma em algo tridimensional. Mais do que isso, os itens se tornam objetos virtuais que podem ser girados em todas as direções e até jogar uns contra os outros.

Eles reagem exatamente como se fossem reais – possuem peso e dimensões físicas, comportando-se de acordo com esses atributos. Por exemplo, quando dois itens se chocam, podem até quebrar.

real_desktop_lite.jpg

Você vai gostar desse programa não apenas pelo aspecto lúdico, mas também por sua utilidade. Afinal, fica muito mais fácil achar o que você procura na área de trabalho.

RocketDock
Um dos recursos mais bacanas do Mac OS X é o chamado “dock”, aquela barra de ícones na parte de baixo da tela. A partir dela, você pode abrir os programas e documentos mais usados, e ela é facilmente personalizável.

Essa é uma funcionalidade que – inexplicavelmente – o Windows não possui e, surpreendentemente, o Vista também não.

rocketdock.jpg

Não possuía até agora, quer dizer. O RocketDock é um programa que irá proporcionar esse recurso para o Windows, e permitir que você posicione-o em qualquer parte da tela. Já em default, ele oferece ícones para uma série de recursos, como Meu Computador, Lixeira e Painel de Controle.

Mas você pode adicionar facilmente novos atalhos, apenas arrastando e soltando-os. Também é possível configurar a qualidade gráfica dos ícones e sua opacidade, além de se poder optar por diferentes estilos.

É simples de usar, gratuito e vai deixar seus aplicativos e arquivos do dia-a-dia muito mais acessíveis. Ou seja, é difícil resistir à tentação.

Tidy Start Menu
Se você tem mais do que apenas alguns programas no seu Windows XP, é provável que seja obrigado a lidar com uma certa bagunça. Quando você instala novos programas ou utilitários, eles aparecem todos no seu menu Iniciar.

Com o tempo, tentar localizá-los torna-se uma tarefa complicada. O Tidy Start Menu resolve o problema com habilidade.

Este pequeno utilitário gratuito permite que você organize os aplicativos no menu Iniciar em grupos – Escritório, Utilitários, Jogos, Entretenimento, Internet, Gráficos, Segurança e Outros – de forma que fica muito mais fácil achar o que você precisa. Este utilitário é extremamente fácil de usar.

tidy_menu.jpg

Os desenvolvedores ainda oferecem uma versão paga em que é possível adicionar e editar categorias, assim como remover atalhos obsoletos do menu Iniciar. Mas, para a maioria das pessoas, e edição grátis dá conta do recado.

TweakWindow
Você adora o aspecto transparente das janelas do Windows Vista e do Windows 7, mas não quer mudar de sistema operacional? Não tem problema. O TweakWindow proporciona o melhor dos dois mundos: você continua com seu XP e curte um visual mais bacana.

O programa consegue deixar outros componentes do Windows transparente além das janelas, como a própria barra de ferramentas, e você controla o nível de translucidez.
Outra possibilidade é transformar algumas janelas em ‘fantasmas’, o que permite clicar em itens que estão atrás da mesma.

Vista4Experts
Ignore o nome deste software, pois se você é um verdadeiro expert no Vista, não vai precisar deste programa. Mas se você é como a maioria das pessoas – nenhum profissional – e não sabe como desativar o Controle de Conta do Usuário (UAC, pelo nome em inglês), personalizar o botão de desligar no menu, ou desativar e ativar a interface Aero, então o Vista4Experts é pra você.

vista4experts.jpg

O utilitário, gratuito, torna fácil customizar várias características do Vista, usando uma interface simples. Você vai poder mudar o comportamento do Windows Update, do Controle de Conta do Usuário, o botão de desligar, o Internet Explorer e outros recursos do Vista.

O Vista4Experts não faz nada de tão grandioso, mas é de graça e permite que você mexa no Vista sem ter que se perder em menus e caixas de diálogo. Vale a pena experimentar.

Yahoo Widget Engine
Pacote do Yahoo traz inúmeros widgets para sua área de trabalho - entre leitor de RSS, relógio, previsão do tempo e muito mais.Pra quem não sabe o que é um widget: pequeno applet que fica na sua área de trabalho ou barra lateral.

Este pacote do Yahoo (antigamente conhecido como Konfabulator) permite que você escolha entre diversos mini aplicativos que fazem quase tudo que você pode imaginar – e provavelmente coisas que você nem imagina.

O pacote inclui um relógio, um monitor de bateria, um checador de e-mail, um widget de previsão de tempo, e outros. Você pode posicionar os widgets na lateral de sua tela ou em qualquer lugar de sua área de trabalho.

yahoo_widget_400.jpg

O site do Yahoo possui também uma série de outros widgets gratuitos, incluindo leitores de RSS, games, controle remoto do iTunes e até um sintonizador para escutar a rádio via satélite Sirius em seu PC (você precisa de uma assinatura). Você pode até achar um widget baseado na série de TV Lost.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail